Designer cria bicicleta de plástico reciclado

Modelo foi batizado de 'Frii Bicycle'. (Foto: Divulgação)

O que já era bom ficou ainda melhor para o meio ambiente. O designer israelense Dror Peleg, da Academia de Arte e Design Bezalel, criou uma bicicleta feita de plástico reciclado, proveniente de um trabalho de coleta seletiva incentivado por governos locais. Assim, além de não poluir quando utilizada, a bike ainda ajuda a preservar o “verde” com um modo de produção auto-sustentável.

Com design e conceito inovadores, a Frii Bicycle é praticamente toda construída a partir do reaproveitamento de plásticos, com exceção dos pneus, fazendo com que a tecnologia de produção se torne mais acessível. Com isso, as indústrias locais podem investir na fabricação das magrelas coloridas, iniciando um processo de negócio local amigo do meio ambiente.

Quanto à estrutura da bike, toda tecnologia utilizada é de material injetável. Uma armação de plástico é colocada em um molde e depois preenchida com o material reciclado. Sua maior estrutura é o corpo central que une as demais peças por meio de encaixes projetados. As rodas têm aro de 20 polegadas e garfo curto, o que as torna mais resistentes. O sistema de freios também foge do tradicional: é o contra-pedal, no qual o ciclista deve pedalar para trás para frear.

Apesar de já ter saído do papel, a Frii ainda não está sendo comercializada.