Fundação Caterpillar apoia WRI na promoção de cidades sustentáveis

Dentro de uma das estações BRT de Ahmedabad, Índia. (Foto: Meena Kadri)

Fundação Caterpillar anunciou a doação de US$12,5 milhões, para os próximos cinco anos, para que o Instituto de Recursos Mundiais (WRI) promova o avanço da sustentabilidade ambiental e da qualidade de vida de cidades do Brasil, China e India.

O WRI pretende desenvolver modelos de cidades baseados na baixa emissão de carbono e apontar caminhos para estimular o desenvolvimento sustentável nos processos de urbanização (ESU – Environmentally Sustainable Urbanization) e multiplicar, através da difusão, o exemplo de cidades ambientalmente inteligentes e com qualidade de vida. O Instituto fará parceria com mais de cinco centros urbanos para demonstrar como eles podem utilizar os princípios da estratégia “evitar, mudar e melhorar” para aumentar a eficiência energética, reduzir as emissões de efeito estufa e melhorar a qualidade da água, a mobilidade urbana e o uso do solo.

“Urbanização sustentável é um tema desafiante e o World Resources Institute tem comprovadamente utilizado abordagens inovadoras para as grandes questões ambientais e de sustentabilidade”, avalia o Gerente da Caterpillar China, India e Associações das Nações do Sudeste Asiático, Kevin Thieneman,. “A Caterpillar está orgulhosa em apoiar o trabalho do WRI de criar cidades mais sustentáveis e melhores para se viver. Nossa esperança é que as lições aprendidas na China, India e Brasil guiem outros centros urbanos do mundo rumo a um modelo mais sustentável de crescimento, que gerem soluções práticas para a rápida urbanização e que, assim, melhore a qualidade de vida de milhões de pessoas.”

“O trabalho do WRI no campo da urbanização sustentável ainda tem um longo percurso para trilhar e fazer com que futuros centros urbanos sejam mais sustentáveis e lugares melhores para morar”, comenta o Gerente da Caterpillar Brasil, Luiz Calil. “Com esse foco no progresso sustentável, o projeto do WRI se encaixa bem com o objetivo central do trabalho da Caterpillar. Esperamos que ele se torne um modelo de crescimento sustentável para todo o mundo”, acrescenta.

O WRI vai criar um “modelo” — plano de baixo carbono para a sustentabilidade ambiental e para tornar as cidades lugares melhores para se viver –, buscando catalisar e implementar exemplos de projetos em larga escala e de forte impacto. Assim, o WRI poderá otimizar a disseminação do trabalho, a partir da aprendizagem e do conhecimento adquiridos com a experiência de outras cidades em crescimento para, assim, ajudar na ampliação e adaptação dos elementos-chave do modelo proposto pelo Instituto às condições específicas das cidades.

“Cidades são incubadoras de inovações e rapidamente estão se tornando o ponto focal do desenvolvimento sustentável de muitos países”, lembra o Presidente Interino do WRI, Manish Bapna, “No século 21, as pessoas estão conduzindo suas vidas nas áreas urbanas em busca de opções de energia renovável, melhoria da mobilidade e segurança econômica. Estamos muito satisfeitos com o significativo suporte dado pela Caterpillar para que possamos expandir nossa habilidade para desenvolver soluções e alcançar essas metas de sustentabilidade”.

A iniciativa de Urbanização de Desenvolvimento Sustentávek (ESU) terá três fases principais:

  • Modelo para Crescimento Ambientalmente Mais Inteligente: identificar etapas-chaves para direcionar clima, água, uso do solo e desafios de mobilidade de modo a a) maximizar a eficiência econômica e os benefícios sociais; b) minimizar o alastramento e danos ambientais; e c) posicionar a cidade para se tornar um modelo nacional e internacional de sustentabilidade.
  • Projetos Demonstrativos: passando dos modelos para a ação, o WRI irá catalisar projetos grandes, integrados e de alto padrão, que atendam a mais de um objetivo. Projetos demonstrativos podem incluir: fazer uma cidade atingir suas metas de redução de emissões de carbono; integrar desenvolvimento, transporte e redução da poluição; e/ou melhorar a qualidade da água e a quantidade deste bem natural.
  • Propagar Sucesso para outras Cidades Emergentes: o WRI e seus parceiros irão manter esforços determinados e direcionados na área da comunicação para destacar as vantagens dos novos e mais inteligentes caminhos para o crescimento urbano entre os tomadores de decisão de dezenas de países.

“Criar cidades ambientalmente inteligentes irá demonstrar o que é possível e prático”, disse o Professor Zou Ji, Diretor do WRI na China. “Com nossos parceiros, o WRI visa preparar melhor os líderes de cidades em crescimento, com o treinamento e as ferramentas para traduzir várias preocupações em soluções coerentes e ações com bom custo-benefício.”

Brasil, China e Índia estão entre as nações com o mais rápido processo de urbanização do mundo. Na China, especialistas preveem que até 2030 mais de 70% da população vivam em cidades e, pelo menos, 221 destas cidades terão mais de um milhão de habitantes. Na Índia e no Brasil, o crescimento urbano é explosivo. A rápida urbanização gera desafios consideráveis. Cidades mal planejadas e espalhadas têm o potencial de enfraquecer os esforços que sustentam o crescimento econômico, melhoram a eficiência energética, reduzem as emissões de gases de efeito estufa e asseguram fontes de água potável. Nas três nações, as cidades têm o potencial de tirar milhões de pessoas da pobreza e de se tornar poderosos motores de progresso social.

O WRI traz uma experiência substancial para este projeto, incluindo seu Centro de Transporte Sustentável, a Rede EMBARQ , que completa dez anos de atuação e é reconhecido por seus programas inovadores de mobilidade urbana e uso do solo no Brasil ÍndiaTurquiaMéxico e Peru. O WRI conta com especialistas em clima, água, energia, serviços de ecossistema e sua equipe busca soluções em colaboração com governos, empresas, universidades e sociedade civil.

* * *

A Fundação Caterpillar é o braço filantrópico da Caterpillar Inc., líder mundial na fabricação de equipamentos de mineração e construção. Fundada em 1952, a Fundação Caterpillar contribuiu com quase 500 milhões de dólares para ajudar a promover o progresso sustentável ao redor do mundo, dando suporte a programas nas áreas de sustentabilidade ambiental, acesso a educação e necessidades humanas básicas. Mais informações: www.caterpillar.com/foundation.

O World Resources Institute é um think tank (laboratório de ideias e pesquisas) ambiental global, que vai além da pesquisa para colocar ideias em ação. Trabalhamos com governos, empresas e sociedade civil para construir soluções para os desafios ambientais urgentes. As ideias transformadoras do WRI protegem a terra e promovem o desenvolvimento porque a sustentabilidade é essencial para atender às necessidades humanas e para satisfazer as aspirações humanas no futuro. Mais informações: www.wri.org.