Transporte público de LEGO?

LEGO lança nova coleção inspirada nos sistemas de transporte público urbano. (Reprodução)

Uma versão deste post foi originalmente publicada por , no TheCityFix.com, em 24 de setembro de 2011.

Construa sua própria parada de ônibus com o novo conjunto Estação de Transporte Público do LEGO! A famosa marca de brinquedos lançou sua nova coleção em agosto, permitindo que as crianças (e os jovens de coração) montem cidades com trânsito de alta qualidade, com ônibus, plataformas de embarque em nível, bicicletários em terminais de transporte e até bondes elétricos.

Como um comentarista escreveu na Human Transit, “esse brinquedo para crianças de 6 a 12 anos é notável, pois permite que elas tenham uma experiência mais realista de brincar com veículos, infraestrutura e conceitos de trânsito, manuseando o que vêem nas ruas, na vida real”.

Introduzir a ideia de transporte público seguro, acessível e conveniente em forma de jogo para crianças é importante, considerando que os pequenos são, muitas vezes, os usuários mais vulneráveis nas ruas. Os acidentes de trânsito são a principal causa de ferimentos fatais entre os jovens de 10 a 19 anos. E estudos têm mostrado que o transporte público pode reduzir este risco. Por exemplo, as crianças em Nova York, que dependem muito mais do transporte público, morrem um terço menos do que a média nacional em acidentes de trânsito.

Sendo assim, não é nenhuma surpresa que as empresas e organizações centradas na criança estejam apresentando o transporte de massa de maneira mais lúdica. Semelhante ao LEGO, a marca de brinquedos “verdes”, a PlanToys, criou um conjunto temático de transportes em madeira eco-friendly para as crianças mais jovens entenderem (e jogarem com) tudo, desde sistemas integrados com estradas e ferrovias até estações de carregamento de carros elétricos. A Sesame Street agora, também, está envolvida na educação das crianças em segurança viária de forma multimídia. E parcerias como essa entre a FedEx e a Safe Kids Worldwide educam os jovens sobre a segurança dos pedestres.

A recente aposta do LEGO em brinquedos de transportes urbanos nos lembra um exemplo parecido de campanha de marketing público do Los Angeles Metro. O ônibus “Metro Express”, com o distintivo azul e prata da agência de transporte, foi reproduzido em miniatura pela Mattel Matchbox, levando a idéia de “hot wheels” para um novo patamar – e para passageiros muito mais jovens.