SIBRT apresenta informativos sobre os sistemas mais modernos da América Latina

Linha Verde, Curitiba - Brasil (Foto: SIBRT)

Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT – SIBRT apresentará as fichas técnicas informativas dos mais modernos sistemas de transporte público em ônibus da América Latina. A apresentação vai acontecer durante a V Feira Internacional de Transporte Massivo, organizada pela Transmilenio, de 16 a 18 de novembro, em Bogotá (Colômbia).

As fichas apresentam informações básicas sobre os sistemas e seus corredores troncais, com fotografias, ilustrações e mapas que dão um panorama geral sobre cada um destes sistemas que, hoje, são referências em transporte púbico. A ideia é que o material sirva de base para futuros projetos BRT (Bus Rapid Transit) na região.

A produção destas fichas é o resultado da primeira fase do trabalho da SIBRT na confirmação de um Sistema de Indicadores Benchmarking, que busca compartilhar informações sobre as melhores práticas entre as entidades gestoras de Sistemas Integrados de Transporte e BRTs da região.

As fichas estão disponíveis em três idiomas – espanhol, inglês e português – na página: www.sibrtonline.org/fichas-tecnicas.

Atualmente a SIBRT congrega os entes gestores de transporte de 18 cidades de sete países da América latina. Os associados oferecem serviços a mais de 95 milhões de habitantes, gerenciando mais de 30 mil unidades de transporte público, 20 milhões de passageiros diários e, aproximadamente, 700 km de corredores exclusivos.

Mais sobre a SIBRT

A Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT – SIBRT, idealizada e apoiada pela Rede EMBARQ, é resultado da união das mais influentes agências de transporte urbano da América Latina.

A SIBRT é um veículo institucional de comunicação, direta e sistemática, entre os órgãos responsáveis pelos sistemas de BRT e SIT, a fim de solucionar os problemas e desafios comuns. Os membros fundadores incluem representantes de órgãos municipais ligados ao transporte urbano no Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Paraguai.