Franceses criam sociedade para investir em ‘ecomobilidade’

Em Caen, França, o sistema de "ônibus sobre trilhos" é referência de transporte público sustentável. (Foto: Rob Fay)

A saturação do número de carros é um grande problema nos centros urbanos. Não há mais espaço para as pessoas, que sofrem com a poluição diariamente, e ainda encontram poucas opções alternativas de transporte. Para se adaptar às novas necessidades urbanas e ambientais, as gigantes francesas Peugeot-Citroën, Total, Orange e SNCF se uniram para financiar projetos inovadores em mobilidade sustentável.

As empresas, que têm ramos de atuação diferentes entre si, criaram a Ecomobilité Ventures, uma sociedade de investimento que vai apoiar projetos que visem desenvolver a mobilidade sustentável na Europa. Com capital inicial de 30 milhões de euros, a entidade pretende bancar start-ups e projetos promissores de pequenas e médias empresas que trabalham para encontrar soluções inteligentes e “limpas” para o transporte.

De acordo com a imprensa local, a entidade é a primeira sociedade do gênero na Europa, continente que vem mostrando preocupação com a “ecomobilidade” e uma vida mais sustentável de suas cidades há alguns anos.

Fonte: Sapo.pt