Blumenau tem Plano de Desenvolvimento Urbano já traçado para 2050

Cultura alemã está presente nas ruas e arquitetura da cidade (Foto: Fabio Hofnik)

Blumenau, em Santa Catarina, é um exemplo de que existem, sim, cidades brasileiras preocupadas com o futuro de sua população. Com cerca de 300 mil habitantes, a terceira cidade mais populosa do estado catarinense desenvolveu um Plano de Desenvolvimento Urbano para 2050, com diretrizes para projetos sustentáveis de curto, médio e longo prazos.

Nos projetos de curto prazo estão sendo implantadas seis novas faixas de ônibus, sendo que três delas já estão em operação. Também começaram a ser construídas estações para pré-pagamento, que diminuirão o tempo de embarque nos ônibus. Além disso, a prefeitura planeja implantar o sistema cicloviário, que vai beneficiar os cerca de 40 mil usuários de bicicleta do município. Todos estes projetos de curto prazo devem ser finalizados até 2015.

Já a longo e médio prazo a publicação apresenta a implantação do VLT-Veículo Leve sobre Trilhos, que vai cruzar a cidade de norte a sul.

Acesse o Plano de Desenvolvimento Urbano de Blumenau completo aqui.

  • Giovana

    Muito bom! Que ótimo saber que existem cidades preocupadas com a infraestrutura para melhoria da qualidade de vida do brasileiro!