Iniciativa CIVITAS incentiva mobilidade sustentável na Europa

Utrecht (Holanda) faz parte da iniciativa e é referência no continente (Foto: Nietnagel)

Compartilhar conhecimento é uma forma de construir pontes que nos levam a novas e intermináveis possibilidades. Em 2002 a Comissão Europeia lançou a iniciativa CIVITAS (“City-Vitality-Sustainability” ou “Cleaner and Better Transport in Cities”) com o intuito de agregar todas as formas de conhecimento e projetos voltados à mobilidade urbana no continente europeu. Desse modo, a ação pretende construir, ano a ano, um caminho mais sustentável para os sistemas de transporte.

Atualmente o projeto abrange 209 cidades, comprometidas com o Fórum CIVITAS, que acontece anualmente, tendo como sede alguma cidade dos países membros. Durante o evento e ao longo do programa, especialistas, políticos e líderes civis se reúnem para dividir experiências e destacar medidas inovadoras que melhorem o transporte urbano. Para que os objetivos sejam alcançados em cada localidade, com suas necessidades específicas, as cidades organizam um conjunto de medidas que são especialmente selecionadas de acordo com o contexto e políticas locais.

As cidades de Bolonha (Itália), Funchal (Portugal), Gdansk (Polônia), Tallinn (Estônia) e Utrecht (Holanda), por exemplo, formaram uma parceria dentro do programa e fundaram o CIVITAS MIMOSA – “Making Innovation in Mobility and Sustainable Actions”. Esta iniciativa aproxima as experiências destas cidades para que, através do diálogo e compartilhamento, novas políticas e tecnologias sejam incorporadas à realidade dos sistemas de transporte de cada localidade.

Fique por dentro

Para facilitar a troca de informações, os organizadores do CIVITAS MIMOSA criaram uma ferramenta de busca rápida e eficiente que agrega os principais artigos e projetos referentes a diferentes áreas de atuação e estudos em mobilidade urbana. A busca pode ser filtrada por palavras-chave, como “compartilhamento de bicicletas”, “baixo carbono”; por categorias ou até mesmo por trechos de documentos publicados em conferências e outros eventos relacionados ao tema.

Clique aqui e explore a ferramenta de busca para ficar por dentro dos principais estudos e projetos que foram especialmente planejados para difundir o transporte sustentável na Europa!