Empresa vai premiar quem anda a pé ou de bicicleta em Londres

Londres quer reduzir número de veículos a motor e aumentar opções de mobilidade sustentável como a bike (Foto: Abel Vilches)

Uma parceria entre o Recyclebank e a prefeitura de Londres pretende mudar os hábitos de deslocamento dos londrinos nos próximos anos. Pensando em estimular os trajetos a pé e por outros meios não poluentes, a empresa desenvolveu um aplicativo para smartphones capaz de medir o uso de meios alternativos de mobilidade de cada pessoa e premiá-las por adotarem atitudes sustentáveis.

Quanto mais trajetos a pé ou de bike realizar, mais pontos o usuário soma. Essa pontuação é convertida em prêmios, que podem ser resgatados na forma de descontos em lojas ou cinemas conveniados com a empresa. Mas se você já está pensando em baixar o aplicativo, vai ter que esperar mais um pouco. O programa ainda está em fase de testes até o final do ano, com lançamento para o público em geral previsto para o segundo semestre de 2012.

O principal objetivo da prefeitura de Londres ao apoiar o desenvolvimento do aplicativo é estimular que seus cidadãos optem por meios de transporte menos agressivos ao meio ambiente, às pessoas e ao espaço público. Com isso, espera-se reduzir os níveis de poluição do ar, congestionamentos e problemas de saúde ligados à contaminação do ar na capital britânica.

Além dos benefícios para a saúde e para a cidade, o Reino Unido já conhece bem os efeitos que o transporte alternativo traz também para sua economia, movimentando cerca de R$ 7,9  bilhões por ano, como comentamos aqui.

Recyclebank

Criado há sete anos, o Recyclebank nasceu como um programa de incentivo à reciclagem, recompensando consumidores que descartam corretamente o lixo, e agora aposta também na sustentabilidade do transporte.

Atualmente, a iniciativa – presente no Reino Unido e nos Estados Unidos – conta com mais de 3 milhões de participantes e 3 mil estabelecimentos comerciais conveniados.

Fonte: Exame