BRT de Lima atinge marca de 100 milhões de passageiros

O BRT Metropolitano de Lima, Peru, completou um ano de funcionamento e 100 milhões de usuários. (Foto: EMBARQ)

Uma versão deste artigo foi originalmente publicado no TheCityFix.com em 24 de outubro de 2011. 

O Sistema Metropolitano de Transporte de Lima (Peru), mais conhecido como o Metropolitano, completou em outubro um ano de pleno funcionamento. O BRT Metropolitano, ou Corredor Segregado de Alta Capacidade (COSAC I), atingiu a marca de 100 milhões de passageiros.

Em 14 de outubro, o município de Lima, em uma cerimônia de premiação na Estação Central do Metrô, homenageou Raphael Roney Jiménez Velarde, passageiro de número 100.000.000 do Metropolitano, com um cartão que permite o livre uso do Metropolitano por um ano. Os passageiros Jose Luis Abanto Arrelucea (de número 99.999.999) e Jhonathan Ciriaco Sedano (de número 100.000.001) também receberam cartões de tarifa gratuita durante seis meses. Isso reforçou o reconhecimento da rapidez, qualidade, organização e segurança no serviço prestado aos passageiros na capital peruana.

“Nos próximos três meses veremos novos investimentos em segurança viária, estações, sinais, e também na inserção urbana”, disse a prefeita de Lima, Susana Villarán, enquanto premiava os passageiros. “No próximo ano, com um investimento de 150 milhões de dólares, vamos expandir o número de estações, particularmente com a expansão do Metropolitano para o norte.”

Villarán também anunciou a assinatura de uma resolução que autoriza a Protransporte a iniciar um processo de ajustes para a operação dos futuros Corredores Segregados de Alta Capacidade (COSAC II) e os corredores complementares. Ela também agradeceu ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial, à EMBARQ (produtora deste blog), COFIDE, a recém-formada fundação Transitemos e outras instituições que ajudaram a melhorar a qualidade do Metropolitano.

Villarán agradeceu aos passageiros por confiar no sistema do Metropolitano, considerando-o um meio de transporte “tão importante, tão moderno, tão rápido, tão bom, e tão seguro, além de outras características.”

No final de 2010, o Metropolitano transportou uma média de 220.000 passageiros diariamente. Atualmente, ele transporta uma média de 360.000 passageiros por dia. A meta para dezembro de 2011 é transportar meio milhão de passageiros por dia.

No vídeo abaixo, conheça mais sobre o sistema BRT de Lima.