EUA lançam Guia de Projeto Cicloviário Urbano para suas cidades

Secretário de Transportes dos EUA, Ray LaHood, apresenta novo guia de desenvolvimento de ciclovias no país. (Foto: Ben Owen)

Este artigo foi originalmente publicado por  no TheCityFix.com, em 13 de outubro de 2011.

A comissária do New York City Transportation e atual presidente da NACTO, Janette Sadik-Khan, junto com o secretário do Departamento de Transportes dos Estados Unidos, Ray LaHood, anunciou ontem (13) o lançamento do Guia de Projeto Cicloviário Urbano, a principal referência para o desenvolvimento e engenharia de ciclovias nas cidades. O guia foi lançado antes na versão interativa e pode ser encontrado aqui.

A missão da publicação é fornecer às cidades soluções com as melhores práticas que podem ajudar a criar ruas completas, seguras e agradáveis ​​aos ciclistas. Os exemplos do guia trazem as experiências das melhores cidades do mundo para se praticar o ciclismo. Para criar o livro, os autores realizaram uma pesquisa extensa, a partir de diretrizes de design e experiências da vida real, e assim montaram uma lista abrangente de ciclovias, ciclofaixas, interseções e sinalizações utilizadas ​​pelo mundo.

“O guia é adaptado às cidades dos EUA e vai funcionar como um conjunto de padrões para trazer conceitos inovadores de projetos de infraestrutura para bicicletas”, explicou Sadik-Khan. “Desde a implantação de infraestrutura para bicicletas, as cidades têm visto os índices de mortalidade no trânsito caírem”, acrescentou, explicando que a publicação não é apenas um guia para implementar infraestrutura para bikes, mas também uma forma de garantir ruas mais seguras.

LaHood concordou com Sadik-Khan e explicou que a publicação vai dar às comunidades uma base boa para o desenvolvimento de projetos cicloviários seguros e acessíveis.

O congressista Earl Blumenauer fechou a coletiva de imprensa elogiando os esforços da NACTO na produção dos princípios inovadores do Guia de Projeto Cicloviário Urbano e acrescentou que tal publicação teria sido extremamente útil no processo de implementação de infraestrutura para bicicletas em Portland, Oregon. O parlamentar acrescentou que muito do conhecimento da cidade sobre um bom projeto de ciclovia veio por tentativa e erro. Blumenauer também acrescentou que estes princípios de design vão fornecer um impulso econômico para as comunidades, além de criar estradas mais seguras para os motoristas, ciclistas e pedestres.

O guia foi desenvolvido sob a orientação de engenheiros de tráfego e planejadores, bem como acadêmicos com profunda experiência e conhecimento em aplicações de ciclovias urbanas. Clique aqui para ver a lista com todos os profissionais que participaram da pesquisa

Para ler a versão online do guia, clique aqui.