Vídeo: Paulo Saldiva fala sobre poluição do ar e racismo ambiental

Ontem apresentamos a nova pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mostrando que os impactos causados pela péssima qualidade do ar na saúde pública são ainda mais nocivos do que se esperava. 2 milhões de pessoas perdem suas vidas, todo ano, por complicações de doenças causadas pela poluição atmosférica.

Aqui no Brasil, o médico e professor em Poluição Ambiental, Paulo Saldiva, já vem alertando sobre o problema há alguns anos, especialmente sobre a situação da qualidade do ar de grandes metrópoles, como São Paulo, que sofrem com a saturação do número de veículos a motor, altamente poluentes. Segundo dados do especialista, cerca de 7 mil pessoas morrem no estado de São Paulo, a cada ano, por problemas originados pela poluição e, geralmente, essas vítimas são de classes mais baixas da sociedade, que contribuíram menos para o problema.

No TEDxSP, em 2009, Saldiva retoma essa problemática e faz o apelo para que a questão da poluição seja encarada pelos políticos como um problema real de saúde pública. Vale assistir, refletir e compartilhar para que a mudança comece a acontecer e, no final, vidas sejam poupadas.