ONU celebra Dia Mundial do Habitat 2011

Rio de Janeiro (Foto: Michael Sharman)

Desde 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) aponta toda primeira segunda-feira de outubro como o Dia Mundial do Habitat. Este ano, a data é comemorada neste 03 de outubro, tendo a Celebração Global hospedada em Aguascalientes, no México. O principal objetivo é refletir sobre as condições das nossas cidades e o direito básico de todos, de viver de maneira digna, neste ano em que a população mundial atinge os 7 bilhões de habitantes.

A edição 2011 tem como tema “As Cidades e as Mudanças Climáticas”, já que este é um dos principais desafios para o desenvolvimento do século XXI. Na conferência internacional será oficialmente apresentado e debatido o Informe Global sobre os Assentamentos Humanos 2011 da Onu-Habitat.

No documento são pontuadas as principais causas que aceleram o processo de Mudanças Climáticas e que afetam diretamente a qualidade de vida nos centros urbanos. Também é apresentada uma série de conselhos para orientar a elaboração de políticas públicas que minimizem o problema.

Como nos outros anos, durante a reunião global a ONU-Habitat faz a entrega do Pergaminho de Honra e os Prêmios Mundiais de Habitat da Building and Social Housing Foundation a iniciativas que contribuem para melhorar as condições de habitação e o desenvolvimento urbano sustentável. O Pergaminho de Honra é o prêmio mais prestigioso do mundo na esfera dos assentamentos humanos e, desde a sua criação em 1989, já premiou mais de 170 iniciativas.

Em 2010, mais de 240 atividades aconteceram em todo o mundo para comemorar o Dia Mundial do Habitat. Este ano, outros eventos e ações estão programados para marcar a data e estimular a consciência sobre os desafios que devemos encarar se quisermos melhorar as condições de vida em nossas cidades.

No Brasil

Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) realiza um encontro com movimentos públicos e civis ligados a causa da habitação no país, na sede de Belo Horizonte (MG). Mais informações no site do instituto.