7º Congresso Internacional de Transporte Sustentável inicia na Cidade do México

O Optibús, sistema BRT de León (México), é um dos exemplos de sucesso em mobilidade urbana sustentável (Foto: CTS-México)

Iniciou nesta segunda-feira (03), o maior e mais importante evento de mobilidade da América Latina, o Congresso Internacional de Transporte Sustentável, que acontece até a próxima quarta-feira (05), na Cidade do México. Em sua 7ª edição, o congresso reúne uma experiente comunidade vinda de 21 diferentes países envolvida no debate do transporte sustentável, no intuito de encontrar soluções aos problemas que nossas cidades enfrentam.

O evento é uma iniciativa do Centro de Transporte Sustentável do México (CTS-México), membro da Rede EMBARQ, e apresenta exemplos de sucesso no desenvolvimento de sistemas de transporte público em cidades que hoje já são referências mundiais, como Medellín (Colômbia) e León (México).

Através de painéis de discussões e conferências abertas, o debate direto entre lideranças políticas e especialistas da área cria o ambiente propício para a construção de ideias que, futuramente, poderão transformar outras cidades latinas. Ainda, para aumentar a dimensão do debate, a organização transmite o congresso ao vivo por meio de seu site oficial: www.congresotransportesustentable.org .

Veja aqui a programação completa do 7º Congresso Internacional de Transporte Sustentável.

Concurso Cidades Ativas, Cidades Saudáveis

No último dia do evento, quarta-feira, ocorre a cerimônia de premiação dos vencedores do 4º Concurso Cidades Ativas, Cidades Saudáveis (CACS), iniciativa da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e da Rede EMBARQ.

O principal objetivo do concurso, que abrangeu América Latina e Caribe, é dar visibilidade aos melhores projetos que tornam as cidades mais humanas, saudáveis, seguras e ecologicamente equilibradas. Dessa forma, a iniciativa pretende chamar a atenção da comunidade civil, líderes de governo e autoridades sobre o impacto do transporte e do desenvolvimento urbano na saúde pública.

Série “Destaques do CACS”

Conheça mais sobre cada um dos vencedores e projetos que conquistaram menção honrosa no Concurso Cidades Ativas, Cidades Saudáveis 2011, clicando aqui.