A Bicicloteca precisa da sua ajuda

Biblioteca sobre rodas leva clássicos da literatura a moradores de rua de São Paulo (Foto: Alessandro Shinoda / Folhapress)

O gaúcho Robson Mendonça, 60 anos, perdeu a família toda em um acidente de carro, teve sua conta clonada e viu seu dinheiro desaparecer do dia para noite. Desacreditado, ele acabou indo morar nas ruas de São Paulo, onde aprendeu que a vida poderia ser ainda mais dura, mas o gosto pela leitura manteve seu espírito vivo e o ajudou a acreditar que a mudança era possível.

Inspirado pelo clássico “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, Robson percebeu que através dos livros poderia levar fantasia e esperança a quem mais precisa. Sem poder retirar obras em bibliotecas públicas por não ter residência fixa, o gaúcho teve a ideia de tornar os livros acessíveis a pessoas na mesma situação que ele. Criou, então, a Bicicloteca, um projeto de aluguel de livros exclusivamente a moradores de rua na zona central da capital paulista.

Com ajuda de empresas, em julho deste ano, Robson montou um triciclo com um grande baú, onde transporta livros de autores consagrados como Machado de Assis, Truman Capote e Lima Barreto. Em média, são locadas 100 obras por dia e aqueles que fazem a retirada têm duas opções quando acabam sua leitura: ou repassam para outro leitor ou devolvem à Bicicloteca.

Além de levar cultura e sonhos para os moradores de rua por meio da leitura, Robson também coordena uma ONG, na qual atende 380 pessoas em situação de pobreza extrema e miséria.

Furto

Na última semana (21), porém, Robson teve sua biblioteca sobre rodas furtada, possivelmente, por um dependente de crack. Desde então, o livreiro ciclista está peregrinando pelas ruas de São Paulo em busca da Bicicloteca (veja o vídeo abaixo).

 

Ajude!

Sensibilizados pela dor de Robson e dos leitores moradores de rua, o site de crowdfunding Movere.me iniciou uma mobilização coletiva por recursos para construir uma nova Bicicloteca para o criador da iniciativa. Na plataforma, cada um ajuda como pode, seja divulgando a ação através das redes sociais até doações no valor total do projeto.

Se você deseja fazer parte desta rede de colaboração clique aqui e saiba como ajudar. Afinal, “um livro pode mudar a vida de uma pessoa”, como acredita e comprova a história de Robson Mendonça, o livreiro ciclista.

Robson anota mais uma retirada (Foto: Green Mobility)

  • Anónimo

    Pessoal, recebemos a notícia de que a editora Melhoramentos vai patrocinar uma Bicicloteca novinha para Robson Mendonça! http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/platb/tempodeletras/2011/09/29/biblioteca-movel-ganha-novo-equipamento/