Destaques do CACS: Conheça os projetos de Atividade Física e Recreação

Um dos vencedores é o Ginástica na Terceira Idade, de Faxinal do Soturno (RS), que trabalha para melhorar a qualidade de vida dos idosos.

Este post faz parte da série Destaques do CACS, que apresentam os projetos vencedores do Concurso Cidades Ativas, Cidades Saudáveis 2011. Estas iniciativas públicas estão ajudando a transformar a vida de milhões de pessoas e a construir comunidades mais saudáveis e altruístas. Cada projeto será homenageado no 7º Congresso Mundial de Transporte Sustentável, 05 de outubro, na Cidade do México.

por  

Este ano, dois projetos empataram em primeiro lugar na categoria Atividade Física e Recreação. O primeiro, o “Ginástica na Terceira Idade“, trabalha para melhorar a qualidade de vida dos idosos por meio da inclusão de atividade física no seu dia-a-dia. O programa oferece aulas e sessões de atividade física duas vezes por semana em vários locais de Faxinal do Soturno, Brasil, e exige uma avaliação física e psicológica de cada participante.

O programa atende, atualmente, 200 idosos com idade superior a 50 anos, com o objetivo de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, diabetes, pressão alta, depressão e ansiedade. Uma fator importante do programa também é permitir que os idosos mantenham um senso de autonomia e independência. Tudo para promover o bem-estar psicológico e a auto-estima dos participantes.

O segundo projeto, o “Medellin en Movimiento“, proporciona exercício para todos os cidadãos de Medellín, na Colômbia. O projeto é dividido em três sub-categorias, cada uma abordando a atividade física em um estágio diferente. A primeira categoria, Atividades Físicas Saudáveis, oferece recreação para uma população adulta e idosa, com aulas de aeróbica para prevenção de doenças, organiza caminhadas, e reflexão sobre a igualdade de gênero através da educação e adoção de hábitos saudáveis.

A segunda categoria do programa é a Esportes sem Limites, que visa melhorar as condições de atividade física para pessoas com deficiência. Ela oferece serviços para aumentar o potencial de capacidade humana e fortalecer as práticas de saúde para o indivíduo e sua família.

A última categoria do Medellin en Movimiento foca na construção de ciclovias seguras na cidade. O projeto apóia a criação e manutenção de pistas exclusivas para as bicicletas, reconhecendo o papel importante de uma rede de ciclovias segura para a prática de exercício físico e para estabelecer bairros mais saudáveis.

Leia mais sobre as duas iniciativas vencedoras aqui e aqui.

Outros destaques em Atividade Física e Recreação

Mais cinco ações receberam prêmios de menção honrosa no CACS 2011:

O Gigando pela Paz é uma plataforma onde os entusiastas podem trocar conhecimentos sobre a arte da Capoeira. O programa usa a cultura da Capoeira como um instrumento de cidadania e participação ativa para promover uma sociedade livre de violência. A ação iniciou suas atividades no Haiti em outubro de 2008, a fim de orientar crianças e jovens envolvidos com gangues. Atualmente, o projeto tem 568 alunos participantes.

O projeto Tenda da Saúde desenvolve atividades para prevenir diabetes, hipertensão e obesidade. O programa também oferece oficinas sobre alimentação saudável, jardinagem, compostagem e reciclagem. Desde a sua criação em 2009, o projeto já atendeu mais de 5 mil pessoas e atualmente mantém hortas comunitárias que fornecem alimentos para a merenda escolar e para 45 famílias carentes.

A escola cubana de Wushu trabalha para disseminar o conhecimento e a prática da cultura chinesa com foco na preservação e conservação da saúde. Com mais de 4 mil membros e 100 instrutores, a escola oferece exercícios terapêuticos.

O Turistico Saludable é um projeto patrocinado pelo governo, que promove caminhadas para erradicar e prevenir doenças, como diabetes, relacionadas com estilos de vida sedentários. A iniciativa trabalha para difundir mensagens sobre questões de saúde e melhores práticas em torno da comida. O projeto possui atualmente 300 participantes.

O projeto Praça da Harmonia oferece gratuitamente práticas diárias de Tai Chi. As aulas incluem várias formas de exercícios chineses e terapias que promovem a saúde e a longevidade, como a captação de energia solar e meditação. A prática se destina a aumentar a força muscular, prevenir a depressão e gerir o estresse, bem como o controle da hipertensão e fortalecimento das articulações. O programa opera sob o lema “Paz, Saúde e Fraternidade!”