Destaques do CACS: Conheça os projetos de Segurança Viária

Ciclovia de Faxinal do Soturno (RS) conquistou menção honrosa na categoria Segurança Viária.

A partir de hoje apresentaremos aqui no blog uma série especial com os projetos vencedores e destaques da 4ª edição do Concurso Cidades Ativas, Cidades Saudáveis – CACS. Essas ações públicas estão transformando a vida de milhões de pessoas e ajudando a construir um mundo mais saudável e cada vez mais altruísta. Cada uma delas será homenageada no 7º Congresso Mundial de Transporte Sustentável, 05 de outubro, na Cidade do México.

Apresentamos o projeto Educación Vial para Jóvenes, vencedor na categoria Segurança Viária, e outras cinco iniciativas que receberam menção honrosa pelo júri especializado. A ação premiada é da cidade de Cerrito, na Argentina, localizada a cerca de 520 km de Buenos Aires. Através de um concurso de perguntas e respostas, a prefeitura local encontrou uma maneira divertida de ensinar princípios básicos de educação no trânsito a seus jovens.

Separados por categorias conforme a idade, os alunos das escolas públicas e privadas foram convidados a testar seus conhecimentos em uma disputa sadia sobre segurança no trânsito. Ao mesmo tempo em que competiam, aprendiam com as experiências dos concorrentes e com as respostas da organização, que formulou perguntas ligadas à realidade da maioria dos adolescentes que usam o transporte público e realizam trajetos a pé diariamente.

A atividade atingiu um nível de popularidade grande na cidade, envolvendo não apenas os jovens, mas toda comunidade, que passou a discutir as melhores maneiras de evitar acidentes nas ruas. Dessa forma, o concurso teve uma resposta efetiva nas atitudes de sua população no trânsito, o que deve ajudar na diminuição do número de acidentes num futuro próximo no município de Cerrito.

Outros destaques em Segurança Viária

Cinco projetos receberam menção honrosa na categoria:

  • Vida Urgente – Porto Alegre, Brasil

O Programa Vida Urgente, da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, promove um conjunto de projetos que visam, através da conscientização, humanizar o trânsito. A Fundação tem como missão mobilizar a sociedade para uma mudança de comportamento no trânsito, através de ações educativas e culturais, que promovam a valorização e preservação da vida.

  • Semana de la Seguridad Vial – Assunção, Paraguai

A Semana da Segurança Viária, projeto previsto pelo Plano Nacional de Segurança Viária de Assunção (Paraguai), compreende um conjunto de estratégias e ações para reduzir os acidentes nas estradas do Paraguai, com a participação de instituições governamentais e privadas e alguns segmentos da sociedade. A missão do Plano Nacional de Segurança Viária é articular, coordenar e promover um conjunto de estratégias e ações para reduzir os acidentes fatais, incapacitantes, e impactos negativos na econômica, causados ​​por acidentes de trânsito.

  • Ciclovia Faxinal – Faxinal do Soturno, Brasil

A ciclovia do município de Faxinal do Soturno foi inaugurada em 2007 para suprir a necessidade de garantir mais segurança, criar um espaço para atividades físicas e interligar a Vila Verde Teto ao Bairro Centro. A construção de 1,8 km fez cair drasticamente o número de atropelamentos no local, conhecido pelo intenso fluxo de pedestres e ciclistas que se deslocam diariamente neste trecho.

  • Trapa – São Paulo, Brasil

Os criadores do Trapa (Trânsito Pacífico)escolheram uma forma lúdica e simples de chamar a atenção das pessoas para suas atitudes no trânsito. Um trio de rapazes se veste com as cores branco e preto, portando faixas de avisos de valorização da vida. A ação, que acontece nas ruas da capital paulista desde 2010, mistura improviso e bom-humor para passar a mensagem de mais respeito e tolerância no trânsito.

Meninos do Trapa em ação no centro de São Paulo (Foto: ONG ALERTA / Alessandra Andreolla Feijó)

  • Mala da História – Valinhos, Brasil

O Projeto Mala da História – Viaje nesta Leitura utilizou a leitura como canal para a educação no trânsito. Em abril de 2009, professores de 4º e 5º ano da rede municipal de ensino decoraram malas com temas que remetiam a atitudes conscientes por parte dos pedestres e motoristas, a partir do Programa Estrada para Cidadania. Dentro destas malas foram colocadas centenas de livros sobre o assunto no intuito de levar conhecimento para as 19 escolas municipais por onde as malas viajantes passaram.

 

Nos próximos dias, a série Destaques do Concurso Cidades Ativas, Cidades Saudáveis continua para apresentar os projetos premiados nas categorias Espaço Público, Transporte Sustentável e Atividade Física. Acompanhe!