Dia Mundial Sem Carro é celebrado hoje

Foto: Thiago Beleza

Hoje é o dia de você esquecer o seu carro em casa! Nesta quinta-feira, 22 de setembro, é celebrado o Dia Mundial Sem Carro,  um dos maiores movimentos do planeta para chamar atenção sobre os danos ambientais causados pelo uso excessivos de veículos a motor nos centros urbanos. Além de poluir, cada carro ocupa um espaço físico muito grande na cidade, se comparado a outros meios de transporte, o que acaba limitando os locais para quem realmente importa: as pessoas.

Vale trocar o automóvel por ônibus, bicicleta, patinete, skate, a pé ou qualquer outra maneira criativa e “limpa” de se deslocar. A atitude pode parecer pequena, mas além da população, muitas ONGs, líderes civis e também instituições do governo se mobilizaram para estimular o uso alternativo de transportes nas cidades. No total, o movimento deste ano, mobilizou oficialmente 2047 cidades em 42 países, segundo o portal iG.

Ações pelo Brasil

Também aqui, muitas ações estão marcando o Dia Mundial Sem Carro. No Distrito Federal, por exemplo, o senador Eduardo Suplicy deu o exemplo ao pegar sua bike e ir pedalando para o Senado.

Senador Suplicy e sua bicicleta em Brasília (Foto: Dida Sampaio / Estadão)

No Rio, além da ação de distribuição de passes de transporte público gratuitos, a prefeitura está realizando um grande evento cultural no centro da cidade para conscientizar os cariocas da importância dos meios alternativos de mobilidade.

Já em Porto Alegre e Salvador ocorre a tradicional “bicicletada”, organizada pelo grupo Massa Crítica. Além disso, a prefeitura da capital gaúcha anunciou hoje o início das obras da ciclovia na Av. Ipiranga, uma das principais vias da cidade.

Também em São Paulo foi inaugurado hoje mais um trecho de ciclovia. Com 840 metros, a nova rota para as bikes interliga a Estação Butantã, da Linha 4 do Metrô, com a Cidade Universitária, pelo portão principal da USP, na Zona Oeste da cidade.

Participe!

Ainda dá tempo de você participar desta grande campanha global e deixar seu carro em casa. Aproveite para curtir um passeio de bicicleta com a família ou ir caminhando para o trabalho. Além de ajudar o meio ambiente e sua saúde, você será mais uma voz para a construção de cidades mais preocupadas com as pessoas.

Pelo Facebook, você pode mostrar que está engajado na causa e dividir a ideia com seus amigos, clicando no “Eu vou” na página do evento criada pela EMBARQ Brasil para apoiar as ações do Dia Mundial Sem Carro ao redor do mundo.