Ministério do Meio Ambiente lança hotsite sobre Rio+20

Hotsite reúne informações sobre a Conferência da ONU que acontece no Rio de Janeiro em 2012.

Desde a última semana, o Ministério do Meio Ambiente disponibilizou um hotsite exclusivo sobre a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre na capital carioca em junho do próximo ano. O evento, que reunirá líderes de 191 países membros da ONU, será guiado pelo Brasil que agora conta com mais este canal online para divulgar e organizar suas propostas de reflexão e ação em prol do meio ambiente a nível mundial.

Através do site, a população tem acesso a detalhes de atividades que antecedem a conferência, agenda completa dos principais eventos na área de sustentabilidade, além de explicação, documentos, notícias e vídeos sobre a reunião global. A ideia principal é aproximar as pessoas das diretrizes que movem a conferência para responder à grande questão: como nós podemos cuidar melhor do planeta?

Justamente pensando em chegar a uma resposta comum, o governo brasileiro também disponibilizou no site sobre o Rio+20 uma área própria para a consulta pública. Nesta seção, organizações do país inteiro podem sugerir propostas de temas para o Brasil apresentar oficialmente na conferência e chamar a atenção dos outros líderes globais para problemas que atingem a todos.

Rio+20

A Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável, que ocorre de 4 a 6 de junho de 2012, ganhou o apelido de Rio+20 porque acontece exatamente 20 anos depois de outra reunião mundial realizada no país com diretrizes semelhantes, a Eco92. Naquela ocasião, uma menina de apenas 12 anos se tornou o símbolo da urgência por mudanças e cuidados com o planeta – como já comentamos aqui.

Agora em 2012, os líderes de 191 países voltam a se reunir para fazer um balanço do que foi feito nestas últimas duas décadas e discutir novas formas de progresso ambientalmente consciente. A intenção é encontrar maneiras inovadoras de amenizar os impactos negativos que nós temos causado ao meio ambiente e ao mesmo tempo manter a evolução econômica e social. É um desafio imenso, que o anfitrião Brasil abraça e protagoniza na linha de frente.