Menos de uma semana para o Dia Mundial Sem Carro

 

No dia 22 de setembro, escolha alternativas de mobilidade mais saudáveis para você e sua cidade (Foto: Leandro Orella)

Em menos de sete dias, prepare-se pois as ruas de sua cidade podem estar diferentes. Na próxima quinta-feira, 22 de setembro, será celebrado o Dia Mundial Sem Carro – um dos maiores movimentos do mundo em combate à poluição do ar causada pelo uso excessivos de veículos a motor nos centros urbanos.

A data é marcada por reflexões e ações em vários locais ao redor do mundo incentivadas por ONGs, líderes civis e governo local. O grande objetivo é estimular as pessoas a deixarem seus carros particulares na garagem, pelo menos por um dia, e optarem por meios mais sustentáveis de transporte. A atitude pode parecer pequena, mas a cada ano o movimento ganha mais adeptos e vozes para mostrar a insatisfação com o domínio dos carros frente às pessoas.

Vale trocar o carro por ônibus, bicicleta, patinete, skate, a pé ou qualquer outra maneira criativa e “limpa” de se deslocar. Algumas cidades como Natal, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo HorizontePorto Alegre já divulgaram bicicletadas, palestras, passe de transporte público gratuito e outras mobilizações culturais para marcar a data e refletir sobre os danos causados pelos automóveis.

E você, já pensou como pode fazer parte desta grande ação? Sua cidade programou alguma iniciativa bacana para o Dia Mundial Sem Carro? Compartilhe com a gente! Também pelo Facebook, você pode mostrar que está engajado na causa e dividir a ideia com seus amigos, clicando no “Eu vou” na página do evento criada pela EMBARQ Brasil para apoiar as ações do dia 22 de setembro ao redor do mundo.

Abaixo, acompanhe um passeio de bike pelas ruas de Belo Horizonte e inspire-se para o Dia Mundial Sem Carro. O vídeo foi produzido pelo pessoal do Mountainbike BH.