Los Angeles destina faixa de carros para bicicletas

LA expande sua rede cicloviária fechando pistas para os automóveis (Foto: Mark Hogan)

Este artigo foi originalmente publicado por  no TheCityFix.com, em 13 de setembro de 2011.

Na semana passada, funcionários em Los Angeles lançaram a nova ciclofaixa da cidade, segundo informou o Los Angeles Times. A ciclofaixa de 2,2 milhas (4 km) ao longo da 7h Street, de Catalina Avenue, em Koreatown, até a Figueroa Street, no centro, transformou uma faixa inteira antes dedicada aos carros, em um espaço próprio para os cerca de 27 mil ciclistas que andam pelas ruas de Los Angeles todos os dias.

“Segurem seus chapéus, pessoal, na verdade estamos eliminando uma faixa para os carros – em favor de uma ciclovia – em Los Angeles”, disse o vereador Ed Reyes, durante uma coletiva de imprensa no MacArthur Park. “Ao fazer isso, nós, enquanto cidade, estamos mudando a maneira de como vemos as bicicletas, não apenas como um veículo de lazer, mas como uma forma legítima de transporte público.”

“É muito simbólico”, disse Allison Mannos do Los Angeles County Bicycle Coalition. “Não está apenas mostrando que LA está mudando e se tornando mais amiga da bicicleta como cidade … [mas] nós agora somos capazes de trazer [ciclovias e ciclofaixas] para áreas onde as pessoas estão dependendo de suas bikes a cada dia”, relata o Los Angeles Times.

No artigo, Mannos explica que a proposta de ciclofaixa na 7h Street surgiu a partir de conversas com os trabalhadores que dependem da via para se deslocar. De acordo com Mannos, ciclistas não são apenas brancos de classe média que optam pela magrela, apesar de poderem comprar seus veículos particulares; ciclistas também são as minorias de baixa renda que dependem do transporte público e de trajetos mais acessíveis

Tim Fremaux, um engenheiro de tráfego do Departamento de Transporte de Los Angeles, explicou que a transformação da rua está de acordo com o Plano Diretor Cicloviário da cidade, o qual prevê mais de 200 km de novas rotas a cada cinco anos. Na verdade, Fremaux acrescenta, a 7th Street era o local ideal para a transformação devido à baixa densidade de tráfego.

A ciclofaixa de 2,2 milhas (4 km) é apenas o começo da transformação da 7th Street. As autoridades esperam fazer outra de 2,9 milhas (5,3 km) no centro da cidade e em Boyle Heights, segundo a matéria. Estes esforços se unem a outros de novas ciclovias que estão surgindo ao redor de Los Angeles. No início de setembro, a cidade apresentou duas ciclovias: um trajeto de 2,9 km na 1st Street, entre a Avenida Boyle a Rua Lorena, e outro de 1,1 km em Chuenga Boulevard, entre as ruas Odin e Yucca.