“Pare, pense, mude” para diminuir mortes no trânsito

 

Foto: Jonas Souza

No Brasil, mais de 4 pessoas morrem a cada hora vítimas de acidentes em nossas ruas e estradas. O dado é do Ministério das Cidades, que este ano lançou o movimento PARADA (Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito) no intuito de mostrar aos brasileiros que para este número diminuir só depende de nós.

A iniciativa faz parte da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, mobilização mundial da ONU para diminuir drasticamente o número de mortes nas ruas do mundo inteiro. A ação promovida pelo governo brasileiro engloba a campanha “PARE, PENSE, MUDE”, para que haja uma reflexão sobre como sua atitude pode transformar o trânsito de todos.

Apontar os erros e imprudências dos outros é muito fácil, mas quando paramos para analisar nossas atitudes nas ruas, entendemos que também somos parte do problema. Quem nunca atravessou a rua fora da faixa de segurança, mesmo vendo ela há poucos metros de distância? Ou então esqueceu de colocar o cinto quando estava no banco de trás? É só parar, pensar e mudar.

Divulgação

Compartilhe!

Se você também acha que “o trânsito só muda quando a gente muda”, apóie a campanha no Facebook e no Twitter com a hashtag #parepensemude.  Espalhe a ideia entre seus amigos e ajude a salvar vidas no trânsito!

Abaixo confira o vídeo produzido pelo Ministério das Cidades, que pergunta: o que você mudaria, em você, para melhorar o trânsito?