Um trem sobre o asfalto

Nova tecnologia permite que o trem Olev seja abastecido em movimento (Foto: Divulgação / KAIST)

Evoluindo na tecnologia de veículos para transporte coletivo, o Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST) de Seul, na Coréia do Sul, criou um veículo elétrico online, o OLEV.

O sistema usa energia elétrica vinda de cabos instalados abaixo da rua e transmitida por um método de recarga magnética, sem contato, o que significa que o veículo é abastecido em movimento e não há a necessidade de parar para recarregá-lo. Abaixo dos vagões, o OLEV possui um aparelho que coleta eletricidade e distribui para o sistema ou armazena. 74% do que é enviado pelos cabos é captado wireless pelo OLEV, considerando o espaço de 13 cm entre a estrada e o fundo do veículo.

O OLEV será testado no parque zoológico do Seoul Grand Park onde fará um circuito de 2,2 km. Neste trajeto, terá apenas quatro estações de reabastecimento que transmitem energia automaticamente quando o veículo passa por cima desses pontos. Como a energia só é aplicada aos veículos equipados para isso, não há risco de descargas em pedestres ou outros carros.

Caso o teste seja bem sucedido, o veículo elétrico poderá ser adotado em toda a cidade. A KAIST afirma que, para a implantação do OLEV na cidade de Seul, seria necessário adaptar apenas 20% das ruas para receber linhas de recarga.

  • Paulo Mello

    Interessante Paula!!!
    Abraço,
    Paulo Mello