Tinta invisível purifica o ar das cidades

 

Museu de Belas Artes de Castellón Pabellón, Espanha, tem fachada em alumínio. Poderia receber o revestimento "purificador" (Foto: Javier1949)

A EcoClean é uma tinta que promete transformar os arranha-céus das grandes cidades em verdadeiros filtros de ar. A fabricante de alumínio Alcoa vem testando essa tinta invisível que forma uma camada de partículas de dióxido de titânio que, aplicada sobre uma superfície de alumínio, serve como catalisador da luz do sol. Quando aquecidos, os elétrons presentes na tinta interagem com as moléculas de ar e liberam radicais livres que, por sua vez, quebram poluentes como o óxido de nitrogênio.

Segundo o presidente da divisão de produtos para arquitetura da Alcoa, Craig Belnap, uma superfície de 3 mil metros quadrados pintada com o produto equivale a 80 árvores limpando o ar. Fazendo algumas contas: nos Estados Unidos existem aproximadamente 4,2 bilhões de metros quadrados em edificações com painéis de alumínio. Se esses edifícios fossem pintados com o EcoClean, seria o equivalente a plantar 112 milhões de árvores.

A Alcoa está testando a tecnologia em dois prédios, um nos Estados Unidos e outro na Europa. A empresa estuda a aplicação da tinta em outras superfícies, como a de carros.