As cidades mais caras do mundo para estacionar

Capital italiana é uma das 10 cidades mais caras para se deixar o carro em vias públicas (Foto: Michiel Jelijs)

É muito cômodo pegar o carro na garagem e sair andando rumo ao nosso destino, sem ter que esperar pelo ônibus, trem ou outro transporte com horários fixos. Mas a enorme urbanização resultou no crescimento da frota de automóveis rodando nas cidades e na falta de espaço para estacioná-los. Assim, muitas cidades começaram a cobrar pelo estacionamento em vias públicas para tentar inibir o uso dos automóveis. Segue uma lista das cidades mais caras para estacionar.

10° lugar: Copenhagen, Dinamarca

Copenhagen é uma das cidades mais limpas do mundo. Aproximadamente 36% das pessoas que vivem em Copenhagen usam bicicletas como meio de transporte. É verdade que as pessoas desta cidade são amigáveis às ideias verdes masca maior razão para este fato é o valor cobrado para estacionar o carro que pode chegar a U$17 por dia ou U$521 por mês.

9° lugar: Nova York, EUA

É sabido que a cidade de Nova York é um lugar caro para se viver. Lá, as pessoas pagam U$40 por dia para estacionar. O mês pode custar mais de U$500. Os táxis tornam-se a melhor opção para os nova-iorquinos que não querem encarar a aventura de estacionar seu carro.

8° lugar: Bruxelas, Bélgica

Com uma densidade de 7000 pessoas/km², Bruxelas é a maior cidade da Bélgica. O crescimento populacional na última década no pequeno espaço da cidade fez crescer consideravelmente as tarifas para estacionar. Por mês, a população paga U$555. Esta é a razão pela qual as pessoas passaram a adotar o compartilhamento de carros, ou Car Sharing, em 2003.

7° lugar: Perth, Austrália

Perth, na Austrália é o próximo da lista. Apesar da grande área do país e da baixa densidade populacional, o custo para estacionar seu carro pode chegar a U$568 por mês. Um preço bastante alto para um país com população total de 2 milhões de habitantes.

6° lugar: Sydney, Austrália

Sydney, um dos destinos mais procurados do mundo para o turismo, possui seu lugar na lista depois de Perth. A taxa diária chega a U$7,47 no centro da cidade. Com suas altas taxas de estacionamento, o governo estimula o uso do transporte coletivo. A bicicleta é o modo de transporte preferido da população.

5° lugar: Zurique, Suiça

A maior parte Suíça é coberta por montanhas com picos nevados e o espaço disponível é utilizado para a construção de prédios e casas. Encontrar um espaço para estacionar em Zurique é muito difícil e, quando encontramos, ele pode custar U$611 por mês.

4° lugar: Roma, Itália

Com a maioria de suas ruas convergindo para monumentos históricos adorados por milhões de pessoas, Roma possui uma das áreas mais caras para estacionar. Por causa da taxa de mais de U$600 por mês, a população prefere andar em scooters que são mais fáceis de dirigir e muito mais baratas para estacionar.

3° lugar: Tóquio, Japão

Encontrar um lugar livre para estacionar um automóvel em Tokyo pode ser um pesadelo. Na cidade de mais de 39 milhões de habitantes a taxa pode chegar a U$669,79 por mês.

2° lugar: Hong Kong

Apesar de ainda ser uma cidade relativamente pequena, Hong Kong tem crescido e se tornado um gigante mercado financeiro. Este fato fez crescer exponencialmente as taxas para estacionamento dos veículos que hoje valem até U$751 por mês.

1° lugar: Londres, Inglaterra

Além de cobrar altas taxas para circular no centro da cidade, Londres também é a cidade mais cara para estacionar. Esta taxa pode chegar a U$940,99 por mês.