Bicicleta híbrida, a nova aposta das montadoras

 

E-Bike da Smart foi lançada em 2010 no Salão de Paris (Foto: Joe Wolf)

Bicicletas híbridas, impulsionadas por um motor elétrico e energia das pedaladas, vem ganhando cada vez mais força em países europeus. Só no velho continente, em 2007, cerca de 200 mil pessoas optaram por uma bicicleta elétrica e, de acordo com a associação da indústria de duas rodas (ZIV), até 2009 este número já havia aumentado para 500 mil. Em 2010, mais de 700 mil bikes híbridas foram vendidas na Europa.

Este mercado vibrante tem atraído a atenção de empresas concorrentes do setor das bicicletas, leia-se montadoras de automóveis. Recentemente, a subsidiária da Daimler, a Smart, fabricante de automóveis ultracompactos, anunciou o início da comercialização da sua primeira bicicleta elétrica, feita em parceria com a fabricante alemã Grace, para o começo de 2012. O modelo da montadora terá autonomia máxima de 62 quilômetros com uma única carga de bateria. A bicicleta contará com quatro trocas de marchas, quatro opções de potência do motor elétrico e ainda com sistema de recuperação de energia das frenagens.  Sua velocidade não passa dos 25 km/h por questões de segurança.

Além disso, a bike ainda conta com entrada USB para interagir com smartphones, no intuito de sincronizar informações da bateria, rendimento e autonomia por meio de um aplicativo que está sendo desenvolvido para o Iphone. A ideia é despertar o interesse dos jovens, justamente para atrair o público que ainda não pode ter sua carteira de habilitação para dirigir. E tudo isso deve chegar ao mercado por menos de 2900 euros, preço estimado na Alemanha.

Em entrevista ao G1, a chefe-executiva da Smart, Annete Winkler, afirma que a E-Bike faz parte da família Smart, porém sobre duas rodas. “É uma bicicleta muito bem concebida que de certo vai atrair olhares de admiração na rua. Além disso, qualquer pessoa a pilota facilmente e é ainda mais fácil encontrar um espaço de estacionamento do que com o Smart Fortwo”, diz a executiva.

Iphone pode ser conectado ao guidom da bicicleta (Foto: Divulgação)

  • Valerialcarvalho

    qual o preco dela no Brasil?