Florianópolis discute viabilidade do BRT

Ponte Hercílio Luz, Florianópolis - SC (Foto: Lucimara Both)

A mobilidade é hoje uma das principais pautas na agenda dos governantes, já que faz parte da rotina de todos e interfere diretamente na qualidade de vida dos cidadãos. Por isso, muitos líderes locais têm se preocupado em implementar soluções de transporte mais sustentáveis e eficientes em suas regiões. Este é o caso de Florianópolis (SC), que promove hoje, quinta-feira (18), o debate aberto “Sistema BRT, a Mobilidade Urbana como um Direito Social e a Bicicleta”, a partir das 18h45, na sede da Câmara de Dirigentes Logistas (endereço e mapa abaixo).

O evento vai reunir representantes do governo e especialistas em mobilidade urbana para discutir a possibilidade real de implantar o sistema BRT – Bus Rapid Transit na capital catarinense. O diretor-presidente da EMBARQ Brasil (produtora deste blog), Luis Antonio Lindau, será um dos participantes da mesa-redonda, onde apresentará o panorama atual do sistema em cidades que solucionaram seus problemas de mobilidade após o BRT.

O sistema é considerado uma das principais opções de transporte sustentável de massa, depois de casos de sucesso comprovados como Los Angeles Metro (EUA), Megabús (Colômbia) e Guangzhou (China). Conheça mais detalhes do sistema BRT, clicando aqui.

O vice-prefeito e secretário de Transportes de Florianópolis, João Batista Nunes, e João Alencar Oliveira Júnior, do Ministério das Cidades, também vão compor a mesa de debates. O evento, que é gratuito e aberto ao público em geral, é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, em parceria com o grupo Ciclobrasil, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O apoio é da Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis (Viaciclo), da Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais da Prefeitura Municipal de Florianópolis, do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis e da Câmara de Dirigentes Logistas.

Abaixo, confira a programação completa do “Sistema BRT, a Mobilidade Urbana como um Direito Social e a Bicicleta” e endereço do local, com mapa.

Programação:

19h: Florianópolis e o BRT (Via Rápida)
João Batista Nunes / Vice-Prefeito e Secretário de Transportes de Florianópolis

19h20: Panorama do BRT no Brasil e no Mundo
Professor Luis Antonio Lindau / UFRGS / EMBARQ Brasil

19h40: Direito à mobilidade urbana – a construção de um novo direito social
Professor João Alencar Oliveira Júnior / SeMob / Ministério das Cidades

20h: A integração da bicicleta com o transporte coletivo
Daniel de Araújo Costa / Presidente da Viaciclo (Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis)

20h20: Interação entre palestrantes e presentes

 

LOCAL:
Sede da Câmara de Diretores Logistas – Rua Felipe Schmidt, 679 (Florianópolis/ SC)