Simulador de rotas mostra informações de trânsito em tempo real

Usuário pode simular diferentes rotas para chegar ao destino de maneira mais rápida e segura.

Para aqueles que ainda não optaram pela bike como meio de transporte, é comum sair de casa na dúvida sobre qual caminho fazer para fugir dos congestionamentos ou que linha de ônibus vai estar mais livre. Para depender menos só da sorte na hora de escolher a rota, o software online PortoVias disponibiliza informações ao vivo sobre a situação do trânsito em cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Com o aplicativo, o usuário pode ver onde o tráfego está mais intenso e refazer seu caminho mesmo estando na rua, já que o programa está disponível para celulares e tablets com serviço de navegação por voz. As situações de inúmeros corredores de ônibus também são informadas através do aplicativo, deixando os usuários de transporte público mais prevenidos.

Além das informações sobre o tráfego, a ferramenta mostra estacionamentos próximos ao local de destino e estabelecimentos da seguradora que bancou o programa, a Porto Seguro Auto. Já para os que vão colocar o pé na estrada e realizar viagens mais longas, o aplicativo disponibiliza também dados sobre as principais rodovias nos dois estados e, ainda, mostra o clima do destino, como temperatura, chuvas e ventos.

Esse mapeamento do trânsito é possível a partir dos GPS instalados em mais de 400 mil veículos assegurados pela marca. Caso o usuário não encontre as informações que estava procurando através do programa, pode ainda pedir ajuda pelo Twitter (@portovias_sp e @portovias_rj), também de maneira simultânea.

O aplicativo da Porto Seguro Auto é um dos primeiros do gênero, de grande abrangência, no país ao lado do MapLink, do portal Apontador. Simuladores parecidos como o Google Transit, que apresentamos aqui, são conhecidos e funcionam muito bem no exterior, oferecendo informações ao vivo sobre o transporte público local.