ITDP e David Byrne fazem tour para promover bicicleta na América Latina

David Byrne em tour pela América Latina para promover o uso da bicicleta (Foto: Mauricio Macri)

Este artigo foi originalmente publicado por , no TheCityFix.com, em 04 de agosto de 2011.

No mês passado, o Instituto de Políticas de Transportes e Desenvolvimento (ITDP) em parceria com o artista, músico e ex-vocalista do Talking Heads,  David Byrne, para aumentar a conscientização para o transporte sustentável nas cidades latino-americanas. Durante 18 dias, e nove city-tours, Byrne subiu ao palco e teve discussões animadas com líderes locais, defensores da bicicleta e planejadores urbanos.

David Byrne é um ciclista ativo, tendo sua bicicleta como principal meio de transporte. Na verdade, ele anda de bicicleta pela cidade de Nova York desde o início dos anos 80. Ele também tem projetado bicicletários representando diferentes bairros da Big Apple. Inspirado pela liberdade e a alegria que a bicicleta lhe dá, Byrne lançou “Diários de Bicicleta”, em 2009, registrando suas observações enquanto andava de bike e se envolvia com algumas das principais cidades do mundo, como Istambul e Buenos Aires.

Junto com a turnê, o ITDP também iniciou sua campanha “5% para as Bikes”, um esforço para incentivar prefeitos de toda América Latina para dedicar 5% do orçamento de transporte da cidade para a promoção de infraestrutura e políticas de mudanças para criar comunidades “amigas da bicicleta”. Este esforço é para incentivar mais pessoas a utilizar a bicicleta como transporte.

O tour começou no Brasil dia 10 de julho, após a FLIP em Paraty, e passou por Argentina, Peru, Chile, Equador, Colômbia e México.

Clique aqui para saber mais sobre o 5% para as Bikes.

Abaixo, veja David Byrne falando sobre sua experiência com a infraestrutura das bicicletas em Nova York: