Trem elétrico é atração em zoológico na Coreia do Sul

Antigos veículos do local foram substituídos pelos "Elefantes Elétricos" (Foto: Jo Yong-Hak/Reuters)

O simpático trenzinho da foto é o recém-lançado “Elefante Elétrico” do Zoológico Seoul, em Gyeonggi, município que fica há 50 km da capital Seul, na Coreia do Sul. O veículo foi mais uma atração aos visitantes do parque ontem (18), no seu lançamento oficial pela prefeitura local, porque além de ter um design divertido, ele é totalmente “limpo”.

Pensando em diminuir a poluição gerada pelo transporte no zoo, a tecnologia utilizada no carro elétrico, chamada de “Open Leading Electric Vehicle & System”, permite que ele seja recarregado em movimento! Ao mesmo tempo em que faz ser percurso, o trem se alimenta da energia gerada por campos magnéticos criados por cabos elétricos localizados 5 cm abaixo dos trilhos. Parecendo um ‘pequeno gigante’, o trem atinge a velocidade máxima de 30 km/h e tem capacidade para 97 passageiros.

O trem elétrico foi desenvolvido pelo Kaist (Korea Advanced Institute of Science and Technology) e financiado pelo governo local, que investiu cerca de US$ 461 mil em cada veículo. Hoje, mais três “elefantes elétricos” entraram em funcionamento para substituir os antigos trenzinhos que antes poluíam e não eram tão fofos.