“Cities in Focus” apresenta projetos bem sucedidos de transporte sustentável

 

Berço do sistema BRT, Curitiba é uma das cidades apresentadas na série de documentários (Foto: Thomas Hobbs)

Por meio de imagens lindas e histórias inspiradoras, a EMBARQ (produtora deste blog) decidiu mostrar aos governantes um caminho para tornar suas cidades mais sustentáveis. A série Cities in Focus – iniciada em 2009 pela sede global da organização em Washington D.C – apresenta, em vídeos de 3 a 5 minutos, as melhores práticas de transporte sustentável em grandes cidades que hoje são referência para o mundo.

Os documentários reúnem opiniões e análises de especialistas, agentes públicos , cidadãos e formadores de opinião sobre as mudanças e iniciativas inovadoras em transporte sustentável que mudaram a vida de milhões de pessoas em metrópoles como Los Angeles (EUA), Istambul (Turquia), Nova Iorque (EUA), Curitiba (Brasil), Cidade do México e Mumbai (Índia).

“Quisemos mostrar os projetos bem sucedidos e o impacto que tiveram sobre os cidadãos dessas cidades”, disse Ethan Arpi, Gerente de Comunicação Estratégica & Marketing da EMBARQ e produtor executivo da série.

A intenção dos produtores é que os vídeos se espalhem pelo mundo e sirvam de inspiração para outros líderes de cidades preocupadas em melhorar a qualidade de vida de seus residentes. Justamente por isso a série dá atenção especial à relação da população com os transportes públicos de suas cidades, através de relatos reais de pessoas que utilizam os serviços todos os dias.

Cities in Focus no TheCityFix Brasil!

Pensando em ajudar na missão de compartilhar as melhores práticas, o TheCityFix Brasil mostrará aqui no blog a série na íntegra, postando um vídeo do Cities in Focus por semana.  Para começar em grande estilo, apresentamos o documentário da cidade de Curitiba, a pioneira do eficiente sistema Bus Rapid Transit (BRT), desenvolvido sob a liderança do ex- prefeito Jaime Lerner.

O resultante “Desenvolvimento Orientado pelo Trânsito” (TOD, sigla em inglês) mostrou a importância de organizar as zonas urbanas junto aos corredores de transporte e, com isso, Curitiba acabou sendo considerada o exemplo mais bem sucedido deste conceito. Confira: