Criador do Cycle Chic participa da Semana do Ciclista

O fotógrafo e cineasta Mikael Colville-Andersen participará da Semana do Ciclista de SP. Foto: Dodo.org

Para iniciar a Semana do Ciclista, acontece amanhã (09), em São Paulo, o Fórum Semana do Ciclista – Tendências e Debates. O evento, que tem entrada gratuita, traz para o Brasil o fotógrafo e cineasta dinamarquês Mikael Colville-Andersen, criador do movimento Cycle Chic, cultura do ciclismo com uso de roupas estilosas, fugindo da necessidade de usar roupas esportivas.

Organizado pelo coletivo Libvee, em parceria com o SESC Pinheiros, o evento contará também com a presença do secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, do cicloativista Willian Cruz, do blog Vá de Bike, do Vereador Gilberto Natalini e do Dr. João Claudino Junior, presidente da Houston.

 

Confira a agenda detalhada de São Paulo:

9 de julho – Fórum: A Semana do Ciclista, no Sesc Pinheiros
Participação do dinamarquês Mikael Colville-Andersen, criador do movimento Cycle Chic. A entrada é grátis, mas é necessário confirmar presença através do e-mail forum@libvee.com.br. O evento acontecerá no Auditório do SESC Pinheiros, rua Paes Leme, 195, bairro Pinheiros.

12 de julho – Debate com David Byrne no Sesc Pinheiros
O músico, escritor e cicloativista David Byrne, ex-líder do Talking Heads e autor do livro Diários de Bicicleta, vem ao Brasil para discutir políticas de transportes sustentáveis, no fórum Cidades, Bicicletas e o Futuro da Mobilidade. O debate também terá a presença do especialista em planejamento urbano e coordenador do Projeto Observatório da Mobilidade Cidadão, Eduardo Alcântara Vasconcellos, do cicloativista Artur Alcorta e do Secretário de Transportes da cidade São Paulo, Marcelo Branco. A conversa será mediada pela jornalista Paulina Chamorro.
O ingresso para o debate custa R$ 10, as vagas são limitadas e as inscrições estão abertas desde 1º de julho no site do SESC Pinheiros.

13 de julho – Ciclo-debate ‘A imprensa e a bicicleta’
Troca de ideias sobre a bicicleta na mídia. Participam Rodrigo Burgarelli, repórter do Estadão, e Leandro Valverdes, jornalista e cicloativista. O debate acontece na Casa das Rosas (http://www.casadasrosas-sp.org.br/), avenida Paulista, 37, bairro Bela Vista.

14 e 15 de julho – Seminário Técnico CicloBR
O Instituto CicloBR promove uma série de debates com representantes do poder público. O evento acontece das 14h às 20h na UMAPAZ, av. IV Centenário, 1268 – Portão 7-A – Parque do Ibirapuera.

17 de julho – Passeio Libvee
No domingo 17 de julho acontece o primeiro Passeio Libvee de 26km, com partida do Memorial da América Latina. A ideia do Movimento Libvee é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, inserir novas pessoas nessa modalidade e mostrar a cidade de São Paulo sob um novo olhar. As inscrições, que podem ser feitas no site, dão direito a uma bicicleta Houston Libvee, capacete e luzes sinalizadoras.

19 de julho – Ciclo-debate ‘Mobilidade Urbana’
Também na Casa das Rosas, Soninha Francine, ex-vereadora e cicloativista, e Willian Cruz, autor do blog Vá de Bike, conversam sobre a bicicleta como meio de transporte nas grandes cidades.

26 de julho – Ciclo-debate ‘Cicloturismo’
Sergio Affonso, do Clube dos Amigos da Bike, e Guilherme Cavallari, autor de 15 livros sobre esportes de contato com a natureza com ênfase em mountain bike e cicloturismo, conversam sobre viagens de bicicleta na Casa das Rosas.