Lançada campanha por respeito à faixa de segurança em Santa Maria

Pedestres nem sempre estão seguros na faixa de segurança (Foto: Herr Kaczmarek)

A cidade muda quando os cidadãos mudam. Por isso é importante cada um refletir sobre sua postura no trânsito e tentar enxergar pedestres, ciclistas e outros motoristas como aliados pela vida, e não obstáculos. Pensando nisso, o Grupo RBS lançou hoje, na cidade de Santa Maria (RS), a campanha “Viva a Faixa _ Com respeito, a vida é mais bonita”, no intuito de conscientizar o público da importância de se respeitar a faixa de segurança.

A iniciativa teve início oficial nesta quinta-feira, no Centro de Tecnologia da UFSM, com a presença do vice-governador do Rio Grande do Sul e coordenador do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, Beto Grill, e o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer. Por meio de seus canais de comunicação via rádio, TV e Internet, a instituição vai alertar o público sobre a responsabilidade de todos no trânsito e a mudança que um simples gesto de respeitar o espaço do pedestre pode gerar.

A consultoria técnica da campanha Viva a Faixa foi dada pelo tenente-coronel Wladimir Comassetto, comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1ºRPMon) da Brigada Militar, e pelo professor Carlos José Antônio Kümmel Félix, do Departamento de Transportes do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Já a parte de publicidade foi desenvolvida e produzida pela agência Gesttione.

A cidade de Santa Maria foi escolhida para abraçar a ação porque alguns números assustam. Somente nestes primeiros seis meses de 2011, o número de vítimas por atropelamento na cidade já se igualou ao total do ano passado. A cidade possui uma frota de mais de 110 mil veículos e uma população de cerca de 270 mil pessoas/pedestres. Se algo não for feito com urgência, muitas pessoas ainda podem perder a vida no trânsito.

Lembrando que iniciativas como esta estão ganhando força pela importância da causa, especialmente após o lançamento da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, em maio deste ano. A ação da Organização das Nações Unidas (ONU) é de abrangência mundial e tem o objetivo de salvar 5 milhões de vidas num período de dez anos.

Ajude a evitar mais mortes no trânsito gaúcho, compartilhando a página da campanha “Viva a Faixa _ Com respeito, a vida é mais bonita” no FacebookTwitter.

Logo da campanha que iniciou hoje em Santa Maria (Divulgação)