Segunda rodada do Concurso CACS termina hoje

Competição finaliza a segunda etapa buscando conscientizar sobre benefícios do crescimento sustentável em cidades da América Latina e do Caribe



 

Os municípios do Brasil, América Latina e Caribe têm até o dia 30 de junho para inscrever, gratuitamente, projetos de sustentabilidade no IV Concurso Cidades Ativas, Cidades Saudáveis, promovido pela Rede EMBARQ e reconhecido pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) como uma das mais importantes premiações mundiais.

As inscrições podem ser feitas pela internet no site do concurso www.concursocacs.com que inclui quatro categorias: transporte sustentável e qualidade do ar; espaço público, parques e proteção ambiental; atividade física e recreação; e segurança viária. Podem participar gestores municipais, qualquer funcionário de uma prefeitura que represente o seu município, associações e entidades sem fins lucrativos.

O objetivo do Concurso online é sensibilizar e integrar as comunidades urbanas e, por isto, nesta quarta edição a votação dos projetos é feita pelo público que entra no site e dá o seu voto à iniciativa de sua preferência. Aqueles projetos que receberem o maior número de votos em cada uma das quatro categorias será classificado como finalista e, no mês de setembro, será avaliado por um júri especializado das áreas de planejamento urbano, transporte e saúde pública.

O Concurso Cidades Ativas Cidades Saudáveis já possui noventa projetos participantes. Os vencedores serão homenageados em uma cerimônia especial, com exposição na mídia internacional, incluindo um documentário em vídeo sobre o projeto. Haverá ainda oito menções honrosas. O anúncio ocorrerá em outubro deste ano, na Cidade do México.