Resultados do PACE são apresentados em Porto Alegre

Abertura do Seminário de Apresentação dos Resultados do PACE (Foto: Divulgação)

Foram apresentados, nesta terça-feira (28), os resultados dos estudos para o Plano Ar, Clima e Energia (PACE), no Clube do Comércio, em Porto Alegre. Ao todo foram 54 recomendações, em sete setores: transportes de cargas, transporte de pessoas, energia, atividade econômica, agropecuária, floresta e biodiversidade, resíduos e saneamento. E estas orientações se dividem e se estruturam em quatro áreas diferentes: conhecimento, comunicação, monitoramento e coordenação.

O Plano tem o objetivo de melhorar a qualidade do ar dos gaúchos por meio da integração da gestão de energia e redução de emissões de gases de efeito estufa. Quem está à frente da iniciativa, em parceria com o governo da França, é a Fepam, instituição responsável pelo licenciamento ambiental no Rio Grande do Sul, vinculada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA).

Durante um ano e meio foram realizadas diversas reuniões com especialistas em energia, saúde e transportes, que apresentaram dados e estudos sobre o impacto real da poluição nos centros urbanos e quais são os caminhos possíveis para transformar essa realidade. A equipe da EMBARQ Brasil esteve presente em dois destes encontros e deu sua contribuição técnica nas áreas de Planejamento Territorial das Regiões Metropolitanas e Aglomerações Urbanas.

A partir dos debates e apresentações, formulou-se, então, o documento final apresentado hoje, que servirá de guia para a SEMA e outros órgãos governamentais, na implementação de projetos sustentáveis no RS. Alguns pontos importantes do documento destacam a importância de cada órgão assumir suas responsabilidades em busca de tais mudanças. A Fepam, por exemplo, deve manter o controle e monitoramento da qualidade do ar de todo Estado, além de prevenir e combater as formas de poluição, por meio de normas ambientais e regras específicas. Também a criação de um comitê técnico integrado foi recomendado, a fim de auxiliar o Governo na implementação de soluções apontadas pelo estudo.

Ainda durante o Seminário de apresentação dos resultados, foram realizadas outras palestras e debates em cima das recomendações do Plano, que direcionaram estratégias regionais para enfrentar o grande desafio das mudanças climáticas.

Acesse mais informações sobre os resultados do PACE em www.sema.rs.gov.br .