Site popular reúne votos por lei pró-bicicleta em Curitiba

Sinal verde para pedestres e ciclistas (Foto: Eric Chan)

Nós já falamos aqui sobre a força que a coletividade online tem para provocar mudanças reais em nossas cidades. Agora chegou a vez dos curitibanos se organizarem para transformar a mobilidade da capital paranaense, que já foi referência na década de 70 com a criação do sistema BRT. Por meio do site VotoLivre.org, um grande grupo de cidadãos comuns resolveu se unir para encaminhar a proposta da Lei da Mobilidade Urbana Sustentável, ou Lei da Bicicleta, por iniciativa popular.

A lei em questão institui a bike como modal de transporte regular em Curitiba e estabelece os seguintes pontos:

• 5% das vias urbanas destinadas à construção de ciclofaixas e ciclovias, construídas em trajetos funcionais, que interliguem bairros ao centro da cidade – já que em Curitiba existem apenas ciclovias entre parques.

• Bicicletários em pontos estratégicos, como em terminais de transporte coletivo, prédios públicos, escolas, universidades, praças e estabelecimentos comerciais de grande circulação.

• Incentivo à sensibilização e conscientização da Cultura da Bicicleta.

• Turismo de Bike – Desenvolvimento de roteiro turístico para conhecer Curitiba de bicicleta e implementação de sistema de locação de bikes, a exemplo do SAMBA – Solução Alternativa para a Mobilidade por Bicicletas de Aluguel – nas cidades do Rio de Janeiro, Blumenau e João Pessoa.

A ação é válida legalmente, já que tanto a Constituição brasileira, quanto a Lei Municipal de Curitiba legitimam o encaminhamento de leis por iniciativa popular, desde que esta receba a aprovação de, pelo menos, 5% do eleitorado local. Em Curitiba, esse percentual representa cerca de 65 mil eleitores, ou seja, é necessário no mínimo o apoio deste número de pessoas para que o documento chegue até Câmara e às mãos do prefeito Luciano Ducci e seja, por fim, aprovado. Até agora o sistema já reúne 6.017 votos, que aumentam a cada hora.

Se você mora em Curitiba e apoia o uso da bicicleta por uma mobilidade mais sustentável, esse é o momento certo de contribuir com seu voto. Basta acessar o site da iniciativa e preencher um cadastro com nome completo, email, endereço, CPF e título de eleitor. Automaticamente, seu voto já será somado aos milhares de outros interessados em guiar o transporte e o trânsito de Curitiba por um caminho mais sustentável.

  • Marcellas

    legal adorei ah ideia