Movimento de ruas abertas ganha força com parceria

Programas de verão em Nova York incentivam residentes a optar por atividades saudáveis e por transporte sustentável. (Foto: Tristan Porto)

Este artigo foi originalmente publicado por Itir Sonuparlak no TheCityFix.com, em 24 de junho de 2011.

O Alliance for Biking and Walking (Aliança pelo Ciclismo e Caminhada) está firmando parceria com o Street Plan Collaborative para fortalecer a expansão do movimento Ruas Abertas. Hábitos como utilizar vias de maneira criativa e ativa, fechando-as para os automóveis e permitindo aos residentes caminhar, andar de bicicleta, skate, dançar e fazer yoga estão virando moda em cidades do mundo todo, incluindo os Estados Unidos. Para garantir que essa tendência continue forte, a Alliance for Biking and Walking e o Street Plan Collaborative estão lançando um guia impresso e um site para servir como fonte contínua de informações e melhores práticas para as cidades que planejam implementar projetos de Ruas Abertas.

Já cobrimos, anteriormente, eventos de ruas liberadas para os pedestres e ciclistas em Washington, D.C.Guadalajara, MéxicoBogotá, Colômbia, e Mumbai, Índia. Mais recentemente, nós mostramos o primeiro evento do gênero em Minneapolis, EUA, no TheCityFix Picks – nossa série semanal nas sextas-feiras.

Chamado de “Projeto Ruas Abertas”, o esforço das duas organizações se baseia em uma pesquisa do Streets Plan Collaborative, que vai se transformar no guia citado anteriormente. O documento vai apresentar uma lista completa com todos os eventos de Ruas Abertas dos Estados Unidos e Canadá, e vai incluir mais de 55 estudos de casos para apresentar os elementos que fazem o ruas abertas ser esta ferramenta de construção social bem-sucedida que tem provado ser.

O projeto é um esforço para levar o movimento ainda mais longe e torná-lo maior do que já é. O site, em especial, funcionará como uma plataforma de conhecimento, “permitindo que municípios e organizações compartilhem informações e recursos sobre suas iniciativas de ruas abertas à medida que evoluem e aumentam”, diz o comunicado do projeto à imprensa. “O guia e o recurso on-line são os primeiros passos de uma visão mais ampla, que incluirá assistência técnica da equipe da Alliance para acelerar o número de novas iniciativas e esforços para superar desafios e crescer ainda mais.”

Se a sua cidade ou organização tem informações para compartilhar sobre iniciativas de ruas abertas na sua comunidade, por favor contate Mike Samuelson, integrante do Alliance e coordenador do projeto Ruas Abertas, no mike@PeoplePoweredMovement.org.