Fórum de Transporte Sustentável para América Latina inicia hoje em Bogotá

Bogotá (foto: Felipe Andrade)

Iniciou, hoje, o Fórum de Transporte Sustentável para América Latina (FTS), que acontece até a próxima sexta-feira (24) em Bogotá, Colômbia. O evento – organizado pelo Ministério de Transporte da Colômbia , Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e UNCRD  (The United Nations Centre for Regional Development) – reúne especialistas renomados na área com o objetivo de mostrar casos e práticas de sucesso em busca de um transporte urbano menos agressivo ao meio ambiente.

A principal motivação do fórum é, através do debate e da troca de experiências, promover a inserção de políticas públicas em todos os países envolvidos. Para isso, contará com um time qualificado de palestrantes como Darío Hidalgo, Diretor de Pesquisa e Prática da EMBARQ (parceira do evento), Dr. Anup Bandivadekar, do ICCT, e Adriana Lobo, Diretora do Centro de Transporte Sustentável (CTS) do México. O consultor em transporte público da ANTP, Eduardo Vasconcellos, também marcará presença mostrando maneiras mais sustentáveis de transporte de passageiros.

Depois das apresentações o FTS atinge seu ponto máximo e reunirá os frutos de todo o debate em um único documento. A partir das discussões e análises, será criada a Declaração de Bogotá. Nela, estarão listados os compromissos governamentais e as metas que o transporte sustentável deve atingir na América Latina, assim como seus prazos.

O evento é fruto de outros fóruns do gênero que acontecem na região da Ásia desde 2004 e  que resultaram em importantes acordos ambientais entre nações. Grandes exemplos são as Declarações de Aich em 2005 e, mais recentemente, a de Bangkok 2020.

Abaixo, o engenheiro e diretor de pesquisa da EMBARQ, Darío Hidalgo, chama a responsabilidade de políticos para que se trabalhe em conjunto nesses objetivos. O especialista destaca a importância de políticas públicas efetivas para cumprir as metas de diminuição de emissões e mais qualidade de vida aos cidadãos por meio de um transporte urbano sustentável na América Latina.