Japão e Brasil firmam acordo de investimentos no setor de transportes

Acordo foi realizado durante seminário sobre o PAC em Tóquio (Foto: Frank Monnerjahn)

As parcerias entre países são fundamentais para concretizar objetivos comuns em busca de maior qualidade de vida a seus cidadãos. Nesta terça-feira (21), veio mais uma boa notícia para Brasil e Japão que já buscam, há algum tempo, um desenvolvimento mais preocupado com sua população e o “verde”.

Os países assinaram um novo acordo de cooperação financeira por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Japan Bank for International Cooperation (JBIC).  Segundo o Memorando de Entendimento, a parceria envolve uma contratação de até US$ 3 bilhões (quase R$ 4,8 bi), que devem ser investidos em projetos de infraestrutura, com foco especial no setor de transportes, nos dois países.

O documento foi assinado pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, durante o seminário sobre o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) organizado pelo JBIC este mês em Tóquio, Japão. Mas a parceria entre os dois bancos já existe há quase 50 anos, com um total de 14 contratos assinados. Recentemente, o foco dos acordos tem seguido a chamada “Linha Green”, que apoia projetos sustentáveis e de preservação ao meio ambiente.

 

Fonte: BNDES