Amsterdã terá sistema de compartilhamento de carros elétricos

Car2go em Austin, Texas (Foto: Ryan Joy)

A capital holandesa é conhecida mundialmente por sua irreverência e incentivo a novas tecnologias sustentáveis. No meio deste ano, o governo de Amsterdã anunciou mais uma medida ousada que pretende melhorar a mobilidade sem agredir o meio ambiente – assim como já acontece em seu elaborado sistema cicloviário.

A cidade vai implantar, em parceria com a Daimler, o programa Car2go de aluguel e compartilhamento de carros elétricos. O sistema vai abranger todo perímetro da capital holandesa, que terá 300 veículos à disposição até o final desse ano. Além dos automóveis, espera-se que sejam construídas 1000 estações de recarga até 2012, localizadas em diversos pontos estratégicos da cidade.

Os carros podem ser alugados por preços acessíveis, cerca de 13 dólares a hora, comportam até dois passageiros e são totalmente elétricos, ou seja, não emitem gás carbônico. Além de não poluírem, os veículos são equipados com alta tecnologia telemática, o que significa que todas as informações sobre disponibilidade, localização e preços são atualizadas em tempo real por meio de um qualificado sistema de telecomunicação. Isso permite que o usuário tenha liberdade para pegar e devolver o carro onde e quando quiser, dentro do perímetro da cidade, sem se preocupar em registrar e preencher formulários. Basta ter cadastro.

Apesar de ser um dos maiores a ser implantado, o sistema em Amsterdã não é novidade. A mesma empresa já gerencia o programa Car2go em outras cidades pelo mundo, como as alemãs Ulm e Hamburgo, Vancouver (Canadá), além de Austin (EUA) que já conta com 35 mil usuários cadastrados.

Abaixo veja um vídeo tutorial e conheça mais sobre o funcionamento do sistema.

 

Fonte: Pure Green Cars