População de Toronto exige ciclovias com separação física

Este artigo foi originalmente publicado por Itir Sonuparlak, no TheCityFix.com em 14 de junho 2011.

Ciclovias separadas e sinalizadas, como as de NovaYork, estão ganhando força em Toronto. (Foto: Kyle Gradinger)

A Forum Research, maior empresa de pesquisa do Canadá, realizou uma enquete automatizada por telefone que mostrou grande apoio à proposta do prefeito de Toronto, Rob Ford, em criar ciclovias com separação física nas ruas do centro da cidade. Das 1050 pessoas que responderam a pesquisa, 72% disseram que querem as ciclovias, segundo o Toronto Star.

Uma segunda pergunta feita questionou se os participantes concordariam com a implementação de pedágios para bancar a nova linha de metrô Sheppard – já planejada pelo prefeito, mas ainda não financiada. 65% daqueles que responderam afirmaram que não concordam com os pedágios para o financiamento da nova linha de metrô. Quando a mesma questão foi reformulada, acrescentando que o pedágio reduziria o congestionamento no trânsito, apenas 43% afirmou que apoiaria sua implantação.

O artigo deixa claro que “a ideia de cobrar os motoristas nas principais vias continua sendo uma opção difícil de ser aceita pelo público”, segundo Lorne Bozinoff, presidente da Research Forum.

Mas com financiamento zero e pouco apoio público para os pedágios, a linha de $ 4 bilhões ainda precisa muito para sair do papel. A cidade está dependendo de taxas de congestionamento,  receitas de pedágios e investimentos privados para construir sua linha de metrô.