Uberlândia: Curso de mobilidade sustentável leva informação a gestores públicos

Uberlândia (Foto: Doug Photos)

Os problemas de qualidade do ar e segurança viária nos centros urbanos não são novidade e preocupam muitos países já há bastante tempo. Com isso, as políticas de mobilidade urbana estão ganhando cada vez mais visibilidade e importância à medida que podem ser a grande solução para salvar vidas. Mas para que as medidas de transformação sejam feitas da maneira certa e, de fato, implantadas, é necessário informação. E muita.

Pensando nisso, a cidade de Uberlândia (MG) está promovendo seu “1º Curso de Mobilidade Urbana Sustentável e Inclusiva”, no município, durante todo esse mês de junho. As aulas, que já iniciaram, são voltadas para gestores públicos, operadores de transporte público e outros líderes comunitários ligados às necessidades de mobilidade e inclusão.

Durante o curso ministrado por professores e especialistas na área, serão apresentados processos de gestão de mobilidade sustentável como, por exemplo, a implantação de ciclovias e bicicletários no espaço urbano. Outro aspecto importante dentro do programa é a valorização do pedestre, dando prioridade a projetos de transportes inclusivos e preocupados em atender às necessidades das pessoas que andam a pé e que utilizam o transporte público diariamente.

A iniciativa saiu do papel graças ao esforço do Movimento Cidade Futura e do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), idealizadores do projeto.