High Line de Nova York lança sua segunda fase

Este artigo foi originalmente publicado por Itir Sonuparlak no TheCityFix.com, em 8 de junho 2011.

High Line de Nova York lança nova seção, aumentando seu percurso. (Foto: The High Line)

A famosa High Line de Nova York abriu ao público sua segunda seção hoje, dobrando a extensão do parque e atingindo uma milha completa (1,6 km). Indo das ruas West 20ª a 30ª, os elementos originais da High Line, assim como seu passeio elevado e telas de vidro expondo o tráfego abaixo, ficaram mais bonitos com o gramado novo, permitindo que os visitantes aproveitem ainda mais. O design da High Line foi coordenado pela James Corner Field Operations e Diller Scofidio + Renfro, empresas de projetos arquitetônicos de Nova York.

Apesar da repercussão da extensão estrutural, existem algumas críticas sobre o chamado “Efeito High Line”, ou a migração de restaurantes caros e lojas luxuosas, como explicado no blog Architizer:

“A arquitetura que fica aos lados do parque tem crescido de maneira cada vez mais vistosa, com ‘arquitetos-estrela’ sendo chamados para decorar e transformar ambientes de fundo cinza em um espetáculo. A produção rápida dessa arquitetura vendável, junto com a abertura de incontáveis galerias de arte, restaurantes chiques e lojas caras contribuíram para o surgimento do Efeito High Line. O sonho desse modelo brilhante de enobrecimento urbano pode ser reproduzido em muitos níveis, tendo as condições certas, o envolvimento de arquitetos ligados à moda, e, o ingrediente mais importante, a aquisição de infraestruturas urbanas decadentes.”

Visite o Gothamist ou o Amigos da High Line para conferir fotos da nova seção.

Ou visite a Galeria da High Line para ver as fotos das diferentes etapas do projeto.

Qual a sua opinião sobre o aumento da High Line? Deixe seu comentário!