Buenos Aires é “Mejor en Bici”

Bicicleta pública de Buenos Aires (Foto: Claudio Olivares Medina)

Se você está pensando em ir para Buenos Aires e está com a grana contada, tem uma boa alternativa para economizar com o transporte na capital argentina e, de quebra, ajudar o meio ambiente. Desde dezembro do ano passado, a cidade conta com o projeto “Mejor en Bici”, um sistema gratuito de transporte público de bicicletas que vem conquistando a preferência da população e dos turistas. Só na página do projeto no Facebook, já são mais de 30 mil pessoas que “curtiram” o sistema.

Além de reduzir as emissões de poluentes, a ação do governo estimula a prática de exercício físico e promove a cultura da bicicleta, ainda pouco valorizada na América Latina. No total são 500 bicicletas disponíveis, localizadas em estações distribuídas em pontos conhecidos da cidade. Esta primeira etapa, em funcionamento, já abrange quase 100 km de ciclovias seguras e sinalizadas ao longo de trajetos que passam pelas principais universidades e prédios públicos de Buenos Aires.

Para utilizar o serviço basta fazer um cadastro prévio através do site do Mejor en Bici, onde será gerado um número PIN único para cada usuário. Esta será sua senha para retirar e devolver a bicicleta nas estações. O ciclista pode ficar rodando com a bike por até duas horas, depois deve devolvê-la na estação mais próxima. Totalmente gratuito, o serviço funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 20h e sábado das 9h às 15h. Feriados não há funcionamento do sistema.

O objetivo final do governo com todo sistema implantado é melhorar a qualidade do ar e opções de transporte público para seus cidadãos. Para isso, até o final do projeto deve criar uma rede bastante ampla de ciclovias seguras que cruzem a cidade de norte a sul e leste a oeste, passando por pontos concorridos da cidade como Retiro, Plaza Italia, Plaza Once, Puerto Madero, La Boca, entre outros.

“Mejor en Bici” no Concurso Cidades Ativas, Cidades Saudáveis

O projeto argentino está concorrendo na categoria Transporte Sustentável do Concurso “Cidades Ativas, Cidades Saudáveis”. Se você gostou da ação, acesse a página do projeto e vote!

Rede de ciclovias de Buenos Aires