Usina de Itaipu utiliza veículos de “emissão zero”

Foto: CPDM-VE/ Itaipu Binacional

Usina de Itaipu, localizada em Foz do Iguaçu entre o Brasil e o Paraguai, abastece milhões de pessoas, diariamente, com energia limpa. Sozinha, a hidrelétrica é responsável pela produção de 71,3% de toda energia elétrica consumida pelos vizinhos paraguaios e por 16,4% da consumida pelos brasileiros, segundo dados da geradora.

Em reportagem de Flávia Freire, no programa Respirar da Globo SP, a jornalista mostra um novo sistema implantado na usina, justamente, para promover o uso da energia limpa e baixar o nível de emissão de poluentes. A direção da hidrelétrica decidiu colocar em prática o projeto Veículo Elétrico, que utiliza apenas veículos “emissão zero”, movidos à eletricidade, dentro da Usina de Itaipu.

O coordenador da implementação, Celso Novaes, garante que – além de não haver emissão de poluentes – o carro elétrico tem um consumo muito baixo e o custo de abastecimento ainda menor, se comparados a um movido a gasolina ou álcool, que é responsável por 75% das emissões dos gases que causam efeito estufa. Segundo o especialista, o preço para carregar completamente a bateria do veículo “limpo” é de apenas 7 reais, com uma autonomia para percorrer 120 km.

A reportagem ainda aponta que, segundo estudo feito pelos próprios idealizadores do projeto, se todos os carros produzidos em um ano fossem elétricos haveria um aumento de consumo de energia nacional em 3%, valor considerado baixo pelos especialistas. Pesquisas estão em andamento no país para dar continuidade à iniciativa e tornar o valor de compra mais acessível para os brasileiros, já que a única barreira para vermos mais carros de “emissão zero” circulando pelas ruas ainda é o preço: média de R$ 100 mil.

Veja a matéria na íntegra, a partir de 4’38’’.