Qualidade do ar: exemplos de sucesso em grandes centros urbanos

Cidade do México (Foto: Matthew Winterburn)

Cerca de 7 mil pessoas morrem, por ano, no estado de São Paulo por problemas causados pela poluição do ar, segundo dados do médico, professor e especialista em Poluição Ambiental, Paulo Saldiva. O número assusta e chama a atenção para um problema antigo, o alto nível de emissões de gases poluentes na maior cidade da América Latina.

Para minimizar o impacto e salvar vidas, são necessárias políticas públicas efetivas que encarem o problema de frente e transformem essa difícil realidade. A Cidade do México e Bogotá, na Colômbia, são cidades que mostraram ao mundo que é possível reverter uma situação caótica por meio de mudanças profundas no sistema de transporte público e ação na consciência de sua população. Esses casos foram apresentados como exemplos de sucesso na reportagem especial de Flávia Freire, no programa Cidades e Soluções da Globo News.

Tanto a cidade mexicana quanto a colombiana optaram em investir na implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT), inspeção veicular anual e ciclovias. Além disso, procuraram facilitar a troca de sua frota de táxis muito velhos e altamente poluentes por veículos novos, por meio de descontos e financiamentos. As medidas a longo prazo transformaram a qualidade de vida e do ar dessas cidades que hoje têm índices de poluição aceitáveis, muito diferente de São Paulo que tem um nível de poluição em sua atmosfera três vezes maior do que o considerado regular pela Organização Mundial de Saúde (OMS) hoje.

Veja a reportagem completa.

A EMBARQ Brasil, produtora deste blog, trabalha junto a órgãos públicos para desenvolver e aprimorar projetos em mobilidade urbana mais sustentáveis e menos agressivos ao meio ambiente. Conheça um pouco mais sobre o trabalho da organização clicando aqui.