“Cidades Ativas, Cidades Saudáveis” promove projetos sustentáveis na América Latina

Ciclovia de Faxinal do Soturno. Vencedora da primeira etapa na categoria Segurança Viária

“São com os pequenos passos que se alcançam objetivos maiores”. Esta é a fala de Rejane Fernandes, diretora de Relações Estratégicas e Desenvolvimento da EMBARQ-Brasil, coordenadora da 4ª edição do concurso “Cidades Ativas, Cidades Saudáveis” que apóia e promove ações públicas sustentáveis em toda América Latina e Caribe. O concurso existe desde 2001 quando foi lançado pela Organização Pan-Americana de Saúde, em parceria com o Centro de Prevenção e Controle de Enfermidades (CDC), e desde 2007 é promovido pela EMBARQ.

Esta edição, que iniciou em março, já conta com mais de 69 projetos inscritos e mais de 10 mil pessoas cadastradas no site da disputa. Lá, os leitores do mundo todo opinam, votam e compartilham as melhores iniciativas públicas nas seguintes categorias:

– Segurança Viária

– Transporte Sustentável e Qualidade do Ar

– Espaço Público, Parques e Proteção Ambiental

– Atividade Física, Cultura Cidadã e Recreação

O público pode conferir detalhes dos projetos e acessar fotos e vídeos dessas iniciativas sustentáveis que vêm transformando a vida da população de suas cidades. “Hoje todos almejam morar em uma cidade mais humana, mais alegre, mais saudável e ter mais amigos. Por isso esses pequenos projetos são pequenos passos que precisam ser reconhecidos, pois servem também de estímulo na percepção daquilo que pode ser feito e ainda não é conhecido”, explica Rejane Fernandes.


Compartilhe e vote no projeto de sua cidade

Para entrar na disputa e divulgar a ação de sua região é muito fácil. Qualquer integrante da prefeitura local pode enviar o projeto através do site do concurso, que tem três etapas de dois meses cada, sendo que a primeira já se encerrou (confira os vencedores abaixo). Neste período, os quatro mais votados de cada etapa, automaticamente, se classificam para a final, em setembro. Depois das votações na web, os doze projetos finalistas serão avaliados por um júri especializado que irá apontar os quatro vencedores, um de cada categoria.

A melhor parte é que os selecionados serão anunciados e homenageados no VII Congresso Internacional de Transporte Sustentável, organizado pela EMBARQ e o CTS-México, lá na Cidade do México, em outubro!

Acesse www.concursocacs.com para conhecer as ações reais que já estão fazendo a diferença na vida de milhões de pessoas.

 

Vencedores da primeira rodada do concurso, encerrada dia 1º de maio:

1º) Espaço Público: Banco de Ideias, de Santa Maria, RS, Brasil (1,721 votos)

Ouvir e solidarizar todas as pessoas sobre assuntos urbanísticos e arquitetônicos da cidade é a grande razão deste ‘Banco de Idéias’. O objetivo é disponibilizar a todos os cidadãos um canal descentralizado, contínuo e integrado de participação na construção de Santa Maria.

2º) Transporte Sustentável: Plano Cicloviário, Sorocaba, SP, Brasil (1,629 votos)

É um dos maiores projetos deste segmento no país e tem como base o conceito Cidade Saudável e Cidade Educadora. Considerado modelo nacional nas áreas de mobilidade urbana e qualidade de vida o Plano Cicloviário de Sorocaba conta com 70 km de ciclovias já existentes.

3º) Atividade Física: Projeto Caminhada, de Sorocaba, SP, Brasil (1,329 votos)

Pensando no quanto a prática da caminhada é benéfica, a Prefeitura de Sorocaba criou em 2001, o Projeto Caminhada. Mantido em parceria das Secretarias de Esporte (SEMES), da Saúde (SES) e da Educação (SEDU), contando com a participação da Faculdade de Medicina da PUC-SP e da Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba, o projeto incentiva a população a praticar uma atividade física e também a adotar hábitos saudáveis. Cerca de 1.300 pessoas integram os grupos permanentes de caminhada nas Unidades Básicas de Saúde e nos Centros Esportivos da cidade.

4º) Segurança Viária: Ciclovia de Faxinal do Soturno, RS, Brasil (1,028 votos)

Com a necessidade de garantir mais segurança, criar um espaço para atividades físicas e interligar a Vila Verde Teto ao Bairro Centro, foi inaugurada, em 2007, a ciclovia do município de Faxinal do Soturno. A construção de 1,8 km fez cair drasticamente o número de atropelamentos no local, conhecido pelo intenso fluxo de pedestres e ciclistas que se deslocam diariamente neste trecho.