Próxima parada: Rock in Rio

As cerca de 100 mil pessoas que já esgotaram os ingressos do Rock in Rio 2011 vão ajudar o meio-ambiente deixando seus carros em casa para ir até a Cidade do Rock, nos dias 23, 24, 25, 30 de setembro e 1 e 2 de outubro, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Pensando em minimizar a carga de poluição emitida durante o festival, a organização decidiu que não será possível chegar de carro ao local do evento e já lançou a campanha #EuVoudeÔnibus. O transporte será o meio de locomoção oficial do evento.

A decisão foi tomada junto com a Prefeitura do Rio depois dos resultados de um estudo feito a pedido do próprio Rock in Rio, em 2001, no qual revelou que metade dos gases causadores de efeito estufa emitidos durante o festival foram gerados pelo transporte. Isso aconteceu porque boa parte do público usou carros particulares para se deslocar. Nesta edição, a prefeitura disponibilizará, além das linhas regulares, ônibus especiais que vão partir de locais estratégicos da capital carioca rumo à Cidade do Rock. Os pontos de embarque devem ser: Aeroportos Santos Dumont e Galeão, Castelo, Rodoviária, Lagoa, Ipanema, Botafogo, Santa Cruz e Campo Grande.

Além disso, será criada uma linha circular entre a local exato do evento e o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, de onde partem ônibus para diferentes pontos de toda Região Metropolitana. Somente nesta linha está previsto a operação de 300 ônibus, saindo um a cada 15 minutos. Para facilitar a circulação, também serão organizados mais corredores exclusivos para os ônibus.

As linhas aceitarão o Bilhete Único Carioca e, para aqueles que não utilizam ônibus ou que não forem do Rio de Janeiro, poderão usar o Rio Card, que será vendido pela internet e em lojas por toda a cidade. Para quem quiser já ir preparando a melhor rota, é possível simular os trajetos para o festival através do site http://www.vadeonibus.com.br, produzido pela Fetranspor.