Print Friendly, PDF & Email
Aprovado: Recife terá seu próprio Sistema Cicloviário

Foto por Marilane Borges

Boas-novas para os ciclistas de Recife! Em abril, o prefeito João da Costa deu seu ok para o projeto de lei que cria o Sistema Cicloviário da capital pernambucana, de autoria dos vereadores Jurandir Liberal e Alexandre Lacerda.

O projeto tem a preocupação de melhorar o sistema de deslocamento urbano diário e aumentar a qualidade de vida e a segurança das pessoas que utilizam a bicicleta como esporte ou meio de transporte. Dentro do sistema está previsto a criação de diferentes rotas específicas para as bikes, que vão poder circular tanto em pistas exclusivas quanto em faixas compartilhas. Confira abaixo os tipos de rotas previstos no projeto:

Ciclovias: pistas construídas somente para o fluxo de bicicletas;

Ciclofaixas: faixa exclusiva para bicicletas, delimitada por sinalização, utilizando parte da pista ou da calçada;

Faixa compartilhada: faixa devidamente sinalizada, que permite a circulação compartilhada de bicicletas com o trânsito de veículos motorizados ou pedestres.

Além das vias de circulação, também devem ser criados estacionamentos próprios para os ciclistas, como bicicletários e paraciclos, em pontos estratégicos da cidade, que atualmente conta com pouco mais de 13 km de pistas para bikes, somando as ciclovias Centro, Orla e Tiradentes.

Embora a data de início das obras ainda esteja indefinida, a aprovação do prefeito já é um importante passo para um transporte mais sustentável, acessível e seguro na capital pernambucana, que se prepara para receber a Copa do Mundo em 2014.

 

Fonte: Prefeitura do Recife

 

Print Friendly, PDF & Email